Quarto Centenário debate proposta para fortalecer a Assistência Social

O Conselho Municipal de Assistência Social de Quarto Centenário, juntamente com a prefeitura e Secretaria de Assistência Social, realizaram na última semana, a XI Conferência Municipal de Assistência Social. O evento, que foi realizado nas dependências do Centro da Terceira Idade, reuniu autoridades e representantes de várias entidades.
O prefeito Reinaldo Krachinski participou da conferência que este ano teve como tema ‘Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único da Assistência Social’. Trata-se de um fórum de debate importante, onde toda comunidade pode questionar e dar sugestões, diz ele.
A primeira-dama Cleonice Krachinski, titular da Secretaria de Assistência Social, cita que a conferência tem como principal objetivo, analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, as diretrizes para a gestão e financiamento do Sistema Único de Assistência Social.
Neste ano, os quatros eixos debatidos durante os trabalhos em grupos foram: a proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais, bem como gestão democrática e controle social.
Já o eixo 3, abordou o acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais. E no último eixo de debates, a legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
O evento também contou com uma palestra da assistente social Gislaine da Silva Ramires, que falou sobre as garantias do direito no fortalecimento do SUAS.