Projeto para duplicação da rodovia do aeroporto de Campo Mourão está em andamento; veja os detalhes

A elaboração do projeto para duplicação da PR-317 e PR-840 no perímetro urbano de Campo Mourão, na região Noroeste, já está em andamento. A obra, realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), prevê também a implantação de vias marginais, três rótulas e a restauração do pavimento atual. O trecho, com 3,7 quilômetros de extensão, tem início a partir da duplicação já existente da PR-317 e segue até o entroncamento com a Avenida Comendador Norberto Marcondes.

Já foram finalizados os serviços de topografia, cadastramento de toda área a ser construída, contagem de tráfego e levantamento ambiental. E nesta semana, será realizado o dimensionamento das drenagens do segmento. A empresa vencedora da licitação também irá apresentar ao DER/PR, nas próximas semanas, um projeto funcional para alinhar os últimos detalhes antes da produção do projeto executivo da obra.

A previsão é que a execução da obra comece a partir do início do ano que vem. A duplicação irá beneficiar não apenas os quase 100 mil habitantes de Campo Mourão, mas também a ligação entre o município com Cascavel, Maringá e Guarapuava. O investimento realizado pelo DER/PR é de R$ 39,7 milhões e o prazo de conclusão para abril de 2024.

O Consórcio Itaipu – Conspel, formado pelas empresas Pedreira Itaipu Indústria e Comércio de Britas e Asfalto Ltda. e Conspel – Consultoria e Projetos de Engenharia Ltda., venceu a licitação da duplicação, tendo apresentado a documentação exigida e a proposta mais vantajosa para administração pública.

A licitação foi realizada na modalidade Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi), em que é licitada no mesmo contrato a elaboração do projeto básico, o projeto executivo de engenharia e a execução da obra.

Detalhes da obra

Serão duas faixas novas de 3,6 metros cada uma, com acostamento externo de 2,5 metros, e separadas das pistas existentes por barreiras de concreto New Jersey. As vias marginais também terão duas faixas. A pavimentação será executada com sub-base de macadame seco, base de brita graduada simples e faixa de rolamento em concreto asfáltico usinado a quente (CAUQ). As interseções em nível (rótulas) estão previstas entre as ruas Francisco Preisner e Pioneiro Alberto Tanigut, no acesso ao Aeroporto Municipal de Campo Mourão, e no entroncamento entre a PR-317 e a PR-840.

A obra também contempla serviços de drenagem e obras de arte correntes, como bueiros simples tubulares de concreto, drenos, sarjetas, boca de lobo, poços de visita, entrada e descida d’água; iluminação viária com postes de aço e postes de concreto com luminárias LED de 200W; sinalização horizontal, sinalização vertical, defensas simples, pórticos, semi-pórticos, tachas e tachões refletivos; calçada para pedestres e ciclovia.