Jovens têm oportunidade do primeiro emprego na Copacol

Iniciar a carreira em uma das maiores empresas do agronegócio nacional, com grandes desafios para aprender funções e desenvolver habilidades ao lado de profissionais exemplares: uma nova turma do Programa Jovem Aprendiz foi recepcionada na Copacol (Cooperativa Agroindustrial Consolata), empresa que neste ano pretende atingir R$ 9 bilhões em faturamento, proporcionando desenvolvimento econômico e social, tanto no campo quanto na cidade.
Em diferentes setores da Cooperativa, 44 jovens aprovados no processo de seleção desempenharão atividades durante dois anos. Oportunidade que proporciona um futuro promissor para quem ainda está no Ensino Médio e está perto de iniciar uma graduação ou uma especialização.
Entre os jovens selecionados estão os irmãos Fernando e Gustavo Rodrigues, de 15 anos. “Eu me interessei em participar porque vi aqui uma oportunidade de iniciar e desenvolver minha carreira profissional. Eu tenho interesse em atuar na Manutenção e Engenharia Mecânica: setores que gosto e tem grandes chances de crescimento”, comenta Fernando.
A família dos gêmeos possui uma chapeação, o que já inspira os jovens para seguir no ramo. Gustavo também tem interesse em Administração. A atuação na Cooperativa vai ajudar ambos a decidirem as afinidades. “Estou muito ansioso para começar. Fiquei feliz demais que consegui passar na seleção e vou ter essa experiência de trabalhar na Copacol, que é um local que sei que vai abrir as portas para muitas oportunidades”, diz Gustavo.
Além do desenvolvimento das atividades no campo, a Copacol se destaca pela atuação social. Ano passado foram 394 alunos participantes no Programa Jovem Aprendiz, tanto na área administrativa quanto na área industrial. A Cooperativa também oferece de maneira contínua vagas para PCDs (Pessoas Com Deficiência) em todas as áreas – a inclusão faz parte da rotina da empresa. “Nosso compromisso é com o desenvolvimento das pessoas. Temos um trabalho intenso com o avanço das atividades do campo, com atuação de profissionais de diferentes formações. Para que possamos incentivar os jovens a iniciarem no mercado de trabalho, a Cooperativa abre vagas onde é possível conhecer as diferentes áreas e aprender sobre as carreiras existentes. Muitos jovens aprendizes foram contratados pelo excelente desempenho”, afirma o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol.

FUTURO DA COOPERATIVA
A ação é uma forma de a Copacol desenvolver talentos importantes para o desenvolvimento da Cooperativa. “Nosso intuito é desenvolver os jovens, fazer com que eles melhorem as habilidades que já têm e aprender novas. Além disso, com os jovens conseguimos encontrar os futuros profissionais que precisamos para os diferentes setores da Cooperativa”, comenta a responsável pelo Programa Jovem Aprendiz na Copacol, Caroline Cândido.
Neste ano a disputa foi acirrada: foram mais de 200 inscritos para participar. Destes, 44 foram selecionados e realizaram uma prova e uma dinâmica.
Agatha Eduarda Alves, de 15 anos, estava ansiosa pelo início das atividades. “Sempre quis participar do Programa para ter experiência e aprender mais sobre o mercado. Fiquei muito feliz quando fui selecionada e sei que vai ser algo positivo para mim e para o meu futuro”.
O pai de Agatha é colaborador na Copacol e sabe das oportunidades que a Cooperativa proporciona. “Ficamos muito felizes em ela estar aqui. Sempre orientamos e queremos que os nossos filhos tenham experiências, que façam as melhores escolhas e tenham responsabilidade”, comenta Moises Machado Alves, gerente de Auditoria Interna.