IFPR realiza III Encontro Regional de Filosofia e Ciências Humanas em Goioerê

O IFPR – Instituto Federal do Paraná – Campus Avançado de Goioerê, deu inicio nesta segunda-feira (18), ao III Encontro  Regional de Filosofia e Ciência Humanas. O evento tem como objetivo fortalecer os estudos, debates e produções nas diferentes áreas das ciências humanas, ao mesmo tempo em que aproxima o IFPR das comunidades local e regional.

Promovido pelo Grupo de Pesquisa do Núcleo de Estudos em Formação Docente, a edição do encontro de 2024, tem suas discussões mediadas pelos temas transversais propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). O encontro é um espaço importante para se discutir sobre as ciências humanas no âmbito do Ensino Médio e do Médio Integrado, sempre em diálogo com a formação integral dos estudantes, pela integração da ciência, cultura e trabalho.

No evento deste ano foi incluída uma programação especial sobre a Semana da Consciência Negra, ampliando a relação cultural e formativa dos participantes, uma vez que nesta quarta-feira, dia 20, comemora-se o Dia da Consciência Negra no Brasil, inclusive sendo feriado nacional.

O encontro conta com a participação de estudantes do Ensino Médio regular, de estudantes dos cursos técnicos Integrado ao Ensino Médio, sendo também aberto para estudantes de cursos tecnológicos, licenciaturas e bacharelados.

O evento é regional e aberto ao público estudante do Ensino Médio da mesorregião de Goioerê, mas também aberto à participação de estudantes e professores de cursos superiores, com o intuito de fortalecer o diálogo científico no debate da educação para as relações étnico-raciais na formação básica e superior, especialmente a partir das pesquisas em ciências humanas.

A palestra de abertura do evento teve como tema  “A educação das relações étnico-raciais: para a compreensão e integração dos povos originários e comunidades tradicionais do Brasil”. A palestrante foi a professora e doutora Josiane Barbosa Gouvêa.

Durante sua fala na abertura do evento, o diretor do Campus do IFPR de Goioerê, Gabriel Quinato, agradeceu os participantes e destacou o encontro como um evento científico desenvolvido para socializar e democratizar os saberes. “Estamos felizes por este terceiro encontro e queremos agradecer a participação dos estudantes, professores e cidadãos da comunidade”, disse.

APOIOS: – Entre os apoiadores do encontro, destaque para a Fadact – Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Vale do Piquiri. “Um evento importante e que remete à fundação, dar seu apoio e sua participação”, destaca o presidente Pedro Francisco Ribeiro.

Segundo ele, um evento realizado por várias mãos, contando com a presença de professores, técnicos e estudantes, com temáticas enriquecidas pelas atividades programadas, inclusive com a presença da professora, doutora Josiane Goubeia.

WhatsApp