Em Goioerê, Câmara e Prefeitura conquistam ‘Selo Ouro’ de Transparência Pública de 2024

A Prefeitura de Goioerê, juntamente com a Câmara de Vereadores, alcançaram um marco importante este ano, ao receberem o ‘Selo Ouro’ de Transparência Pública. Segundo os dados, a Prefeitura deu um salto de qualidade, passando de 78,90% em 2023 para 90,01% em 2024. Já a Câmara de Vereadores avançou de 87,90% para 91,65%.
O reconhecimento conferido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, evidencia o compromisso dos poderes Executivo e Legislativo de Goioerê com a clareza e o acesso à informação. “Estamos bastante felizes por este avanço”, diz o prefeito Betinho Lima, agradecendo à sua equipe, que segundo ele, tem se empenhado para garantir mais informações à população.
Já a presidente da Câmara, Luci Alvino, celebrou o reconhecimento como uma prova de que o trabalho está sendo executado com responsabilidade. “Nos orgulha muito esta premiação. É mais uma prova de que estamos no caminho certo e cuidamos do dinheiro público com zelo, transparência e muita responsabilidade. Só temos que agradecer, especialmente à nossa equipe que não deixa de abastecer o portal com informações”, afirmou.
O ‘Selo Ouro’, concedido para índices de transparência entre 85% e 94%, é um reconhecimento de que as instituições atendem com excelência critérios como a publicação de receitas, despesas, emendas parlamentares e diárias de servidores, entre outros itens avaliados.
Transparência: – Para a realização do levantamento, a foram classificados os portais a partir de índices que variaram de 0 a 100%, conforme o atendimento aos 124 critérios definidos — entre essenciais, obrigatórios e recomendados — e aos 230 itens. Para a obtenção do certificado — nas versões Diamante, Ouro ou Prata —, era preciso cumprir, no mínimo, todos os critérios essenciais e alcançar um nível de transparência superior a 75%.
Radar: – A realização do levantamento contou com a adesão de todos os Tribunais de Contas (TCs) do Brasil. Foram avaliados os portais da transparência dos órgãos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos 5.570 municípios brasileiros, totalizando 7.370 unidades, a partir das respostas dos controladores internos validadas pelos TCs.
Em todo o país, receberam o selo Diamante 579 entes, o selo Ouro 694 e o selo Prata 558 — os municípios que não receberam o Certificado de Qualidade são aqueles cuja classificação ficou nos níveis intermediário, básico, inicial ou inexistente.

WhatsApp