Zeca Dirceu defende inclusão de mandiocultores no programa de renegociação de dívidas

Na última sexta-feira, 19, o deputado federal Zeca Dirceu (PT) esteve em Paranavaí em um encontro com lideranças da região. Na ocasião, o vereador Josival Moreira da Silva (PT) entregou ao parlamentar um ofício solicitando ao deputado junto ao Ministério da Agricultura a inclusão do setor de mandiocultura no Programa Federal de Renegociação das Dívidas Agrícolas. “Assim como entrou a soja, o milho, a pecuária, o setor leiteiro, que possa também incluir a mandiocultura pela sua importância para o desenvolvimento do estado do Paraná”, afirmou o vereador.

Zeca Dirceu, de imediato, acatou a solicitação e encaminhou ao ministro Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária) um ofício solicitando a negociação das dívidas desses produtores. “Esses produtores também foram atingidos por eventos climáticos que afetaram negativamente a produtividade. Além disso, enfrentam dificuldades com a queda do preço da mandioca e com insumos ainda mais caros, elevando os custos de produção”, explicou o deputado. “Ainda reitero que trabalhamos para negociação das dívidas dos produtores de leite, e agora, assim faremos com os produtores de mandioca, um alimento tão essencial na mesa dos brasileiros”, completou.

O programa de renegociação de dívidas já contempla produtores de soja, de milho e da pecuária leiteira e de corte que foram afetados por problemas climáticos ou queda de preços agrícolas, que poderão renegociar dívidas do crédito rural para investimentos. A medida é uma proposta do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), apoiada pelo Ministério da Fazenda (MF), e aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), em março.

O ministro Carlos Fávaro, ao lançar o pacote de negociações, explicou que problemas climáticos e preços achatados trouxeram incertezas para os produtores. “Porém, pela primeira vez na história, um governo se adiantou e aplicou medidas de apoio antes mesmo do fim da safra”, destacou.

Zeca Dirceu ainda reiterou a importância de incluir os produtores de mandioca nessa tão importante proposta. “Os mandiocultores encontram-se com perdas de safra em vários estados do Brasil. Portanto, já solicitei a adoção de medidas emergenciais para inclusão deste setor nas normas de renegociação de dívidas”, concluiu.