Volta às aulas: começa a corrida pela compra do material escolar

Com a proximidade do início do ano letivo, a corrida para organizar a lista de materiais e deixar a mochila prontinha para o primeiro dia de aula é grande.

Entre os itens básicos e que não podem falar, estão cadernos, estojos, mochila, livros didáticos, lápis, caneta, borracha e uniforme, entre outros.

A exemplo de outras cidades, em Goioerê já é grande o movimento nas papelarias e até mesmo nos supermercados que comercializam esse tipo de produto. E para economizar, a dica é a tradicional pesquisa de preços.

Outra dica é reaproveitar réguas, tesouras, borrachas e outros itens dos anos anteriores para economizar. O Procon também sugere aos pais realizarem compras coletivas, buscando melhores descontos com os estabelecimentos comerciais.

Segundo proprietários de papelarias, este ano, todos os materiais escolares tiveram reajuste, sendo que o caderno foi o que mais aumentou, um percentual entre 15% e 18%. O restante dos itens ficou entre 8% a 12%.

É importante lembrar que a escola não pode exigir marcas de materiais, indicar estabelecimentos e nem deixar de fornecer materiais de uso coletivo. Além disso, os materiais solicitados devem ser utilizados para as atividades pedagógicas diárias do aluno em quantidade suficiente com o que será praticado durante o ano letivo.