Vigilância Sanitária realizou ‘Dia D’ de combate à dengue

A Prefeitura de Goioerê, através da Vigilância Sanitária, realizou no último sábado, dia 19, o chamado ‘Dia D’ de combate à dengue, com ações de mobilização de pessoas no centro da cidade.

De acordo com a diretora Ana Flávia Costa, a ação teve como objetivo, reforçar o alerta à população quanto a prevenção da doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypt.

Mesmo com os índices considerados baixos pelo tamanho da população, Ana Flávia diz que não se pode descuidar, já que somente os bons hábitos de conservação dos quintais podem inibir o surgimento de novos casos da doença na cidade.

“A população precisa se conscientizar que seu papel no combate ao mosquito é o mais importante”, destaca Ana Flávia, citando que em Goioerê, o índice de infestação do mosquito da dengue, levantado na semana passada, foi de 1,7%, quando o ideal seria abaixo de 1%.

Segundo os agentes de endemias, que têm feito um trabalho de excelência nos bairros de Goioerê, com esse índice, o município corre o risco de uma epidemia da doença. “Sem dúvida, se os cuidados devidos não forem tomados, a cidade poderá viver uma situação de epidemia”, diz Ana Flávia.

Conforme o levantamento, o maior número de foco tem sido registrado nas residências, onde foram coletados larvas em caixas d’água e recipientes pequenos nos quintais.

A equipe da Vigilância pede para que a população receba bens os agentes que realizam visitas periódicas, bem como tomem todos os cuidados para evitar a proliferação do mosquito da dengue.