Vigilância Sanitária faz busca ativa de escorpiões em Goioerê

A Prefeitura de Goioerê, através da Vigilância Sanitária, está realizando a busca ativa de escorpiões no município, com as equipes de endemias fazendo vistorias em terrenos de vários bairros da cidade.

Ana Flávia Costa, diretora da Vigilância Sanitária, cita que o controle populacional dos escorpiões depende da limpeza e exige dedicação da população. “Os escorpiões necessitam de condições básicas para se estabelecer e sobreviver, que são acesso a abrigo, alimentação e água, daí a importância da população estar atenta e ajudar a combatê-los”, comenta.

Ana explica que algumas espécies têm se adaptado muito bem em ambiente urbano e dentro do imóvel, eles se escondem em frestas, locais escuros, úmidos e com pouco movimento, podendo também ficar do lado externo da casa que deve ser vistoriado periodicamente.

A diretora da Vigilância cita ainda que a limpeza dos terrenos é fundamental para eliminar os focos, citando que madeira empilhada, lajotas e outros materiais atraem insetos da cadeia alimentar do escorpião, como baratas e grilos.

Ao identificar qualquer espécie de escorpião, a população deve capturá-lo de forma segura, colocando em um recipiente fechado e entrar em contato com o Departamento de Vigilância Sanitária, pelo telefone (44) 3522-6577, ou pessoalmente.