Semana Nacional de Trânsito do Paraná renova compromisso para reduzir número de mortes e acidentes

A Semana Nacional de Trânsito, que acontece anualmente em setembro, teve início nesta terça-feira (20). O tema estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em 2022 é “Juntos Salvamos Vidas”, visando a conscientização da sociedade sobre comportamentos que podem colocar em risco a vida de motoristas e pedestres.

Ao longo da semana, a programação realizada na capital terá painéis de debates sobre temas relacionados à segurança e educação no trânsito, palestras, blitz educativas, exposições e o lançamento de campanhas de conscientização.

No evento de abertura, o secretário-chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, assinou um termo de compromisso em que o Governo do Estado se compromete a atingir as metas do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).

Em 2021, o governador Ratinho Junior foi o primeiro governador do país a firmar o compromisso com o plano, cujo objetivo é fazer com que o Estado alcance a meta de redução de no mínimo 50% das taxas de mortes por grupo de habitantes e por grupo de veículos, no período de dez anos, até 2028.

Para potencializar os resultados da gestão do Pnatrans, o Estado criou ainda um grupo de trabalho entre as várias secretarias e instituições do Estado. “É uma semana importante para nós. Através desse grupo de trabalho e agora por meio deste decreto, vamos dar celeridade com a meta de até 2028 diminuir em até 50% o número de mortes no trânsito. É um avanço importante que o governo faz nesta parceria”, destacou Ortega.

Segundo o diretor-geral do Detran/PR, Adriano Furtado, o grupo de trabalho é promissor e prevê bons resultados para os próximos anos. “É um dia pra ficar marcado. O resultado buscado não tem valor, é a vida das pessoas. Nós vamos conseguir chegar na meta em 2028 e quem sabe até com números superiores ao desafio trazido”, disse.

O secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, que também assinou o documento, destacou a importância da parceria. “No ano passado, o governador assinou o termo de compromisso para implementação das ações do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Penetrans). Hoje, um ano depois, estamos instituindo um grupo de trabalho que vai focar todas as suas energias na implantação dessas ações. É mais um passo que o Governo do Paraná dá em prol de um trânsito mais seguro, para reduzir o número de mortes no trânsito aqui no Estado”, ressaltou.

OUTRAS ATIVIDADES

Durante o evento, por intermédio do Conselho Estadual de Trânsito e Departamento de Trânsito do Paraná, um convênio foi realizado para que os municípios paranaenses passem a integrar o Sistema Nacional de Trânsito (SNT), com o objetivo de delegar suas atribuições de engenharia, educação e fiscalização ao Detran/PR.

Além disso, o encontro realizado nesta terça (20) também teve a exposição do 1º ônibus articulado e do 1º biarticulado do mundo, que marcou a capital do Estado do Paraná como a primeira cidade do país a ter este sistema de condução, e que comemora 30 anos este ano, no estacionamento do Palácio Iguaçu.

Programação

20 de setembro

1° Painel de Debate – Pnatrans
Horário: 14h45 às 15h45
Local: PRF e online – transmissão EPT

21 setembro
Painel de Debate – Pnatrans
Horário: 14h00 às 15h30
Local: PRF online – transmissão EPT

22 setembro
Painel de Debate – Pnatrans
Horário: 14h00 às 15h30
Local: PRF online – transmissão EPT

23 setembro
Palestras
Temas: Ciclomobilidade, Pnatrans e VISÃO ZERO; Trânsito Seguro na 3ª idade.
Horário: 14h30 às 15h30

Dia sem carro

24 setembro
Blitz Educativa Integrada
Horário: 10h ás 11h
Local: Parque das Águas – Pinhais

25 setembro
Expo Edutran – Exposição de Carros e Atividades Educativas Integrada
Horário: 13h00 às 18h00
Local: Parque Barigui