Segunda edição da Prova Paraná começa nesta quarta-feira, dia 31

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte – Seed – através do Núcleo Regional de Educação de Goioerê – informa que a segunda edição da Prova Paraná começa nesta quarta-feira, dia 31 e segue no dia 1º de setembro.

As provas serão aplicadas a todos os estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino, em formato totalmente presencial, abrangendo todas as disciplinas. O objetivo principal da avaliação é fornecer um diagnóstico sobre os níveis de aprendizados dos alunos de cada série/ano em relação aos conteúdos abordados em salas de aulas neste primeiro trimestre.

As avaliações serão aplicadas em cada escola, com duração de 2h30 por dia, durante o período de aula: manhã, tarde e noite, respeitando os estudantes que necessitem um tempo diferenciado, que deverão ser alocados em outras salas supervisionados por um Professor da Instituição, que deverão acompanhar seus estudantes.

RESULTADOS: – Os resultados das Avaliações Diagnósticas – Prova Paraná, auxiliam os professores, as equipes gestoras e pedagógicas dos colégios a aprimorar suas ações pedagógicas e estratégias de ensino-aprendizagem.

A chefe do Núcleo Regional de Educação, Tânia Faria Henrique, destaca que a Prova Paraná é para entender como está a turma, o estudante, já visualizando ações futuras. “Esse é o objetivo, vermos quais conteúdos e habilidades que necessitam ser retomados e quais os que  eles não dominam”, disse.

A correção será realizada com uso do aplicativo corrige (disponível para o sistema Android e desenvolvido pela Secretaria da Educação), através dos técnicos do CRTE do Núcleo Regional de Educação, dos quais já receberam as capacitações realizadas pela Mantenedora SEED.

CADERNOS DE PROVAS: No primeiro dia de prova, os estudantes responderão questões das áreas de Linguagens e de Ciências Humanas. Já no segundo dia, o conteúdo será referente às áreas de Matemática e Ciências da Natureza. A divisão é a mesma para todos os estudantes da modalidade regular, desde o Ensino fundamental II (6º a 9º ano) até o Ensino Médio (1ª a 3ª/4º série).

Para as modalidades da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e Educação Profissional serão respeitadas as suas etapas/ propostas, semestres/ módulos; observando a matriz, provas/componentes, realizados de acordo com aquelas que “confere” aos estudantes.

A chefe do NRE, juntamente com a sua assessora Osmarina Rocha Brandão, enfatiza a importância da participação dos alunos regularmente matriculados nas Redes Estaduais e Municipais, que receberão as provas adaptadas às suas necessidades, relacionadas à  área da  Educação Especial.