Saúde reforça cuidados visando evitar acidentes com escorpião

As altas temperaturas e as chuvas deste período do ano propiciam o aumento do número de casos envolvendo acidentes provocados por animais peçonhentos, entre eles o escorpião. Por esse motivo, a Secretaria de Saúde, faz um alerta para a população sobre os cuidados com o animal.

De acordo com a saúde, os escorpiões, normalmente são encontrados em ambientes escuros, úmidos e com pouca movimentação e entre as orientações para se evitar acidentes estão evitar o acúmulo de entulho.

Em caso de acidente, o paciente deve procurar uma Unidade de Pronto Atendimento o mais rápido possível. “Principalmente no caso das crianças, pois elas têm alto potencial de gravidade ao ser picada por um escorpião, por esse motivo, o quanto antes receber atendimento, menores serão os danos causados pelo envenenamento”, diz nota emitida nesta quarta-feira.

CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP

Ao encontrar um escorpião, com muito cuidado, ele deve ser colocado em um pote com tampa para ser encaminhado às autoridades de saúde. Será realizado então, um laudo de identificação do peçonhento, que será encaminhado para o serviço de saúde do município, que por sua vez deverá entrar em contato com o cidadão, fazendo as orientações de prevenção de acidentes e correção dos prováveis ambientes favoráveis para os animais.

A picada de um escorpião causa dor imediata, podendo irradiar para o membro e ser acompanhada de adormecimento, vermelhidão e suor. Podem surgir suor excessivo, agitação, tremores, náuseas, vômitos, salivação excessiva, dentre outros sintomas mais graves.

Estão sendo feitas buscas ativa três vezes por semana por técnicos treinados para a captura dos animais. No caso de acharem algum escorpião, entrar em contato o mais rápido possível com a vigilância sanitária pelo telefone, (44) – 3522- 6577.