Safra recorde: Copacol recebe 12,5 milhões de sacas de soja

O elevado desempenho produtivo das lavouras resultou em uma safra recorde na área de atuação da Copacol, que recebeu 12,5 milhões de sacas de soja nas Unidades de Grãos presentes no Oeste e no Sudoeste do Estado. Mesmo com as constantes chuvas registradas, o que atrasou a entrada das máquinas no campo, os produtores conseguiram alcançar excelentes resultados: a média por alqueire foi de 168 sacas. “Esse foi um ano atípico. Não lembro tanta chuva na colheita, o que gerou um grande desafio ao produtor. Para atender os nossos cooperados, as Unidades da Cooperativa estiveram atuando de maneira intensa, em diferentes horários, facilitando a entrega dos grãos para dar maior fluxo à colheita”, afirma o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol.

O volume é o maior da história da Cooperativa, superando a safra 20/21, quando foram entregues 9,2 milhões de sacas do grão nas Unidades. Para a safra 22/23, a expectativa era receber 11 milhões de saca de soja. O novo recorde atingido tem como fundamento a tecnologia empregada pelo produtor no preparo do solo, o manejo de pragas e a utilização de sementes apropriadas para o clima de cada região. Além do atendimento especializado a campo, a Cooperativa possui uma ampla estrutura para atender ao produtor, do plantio até a colheita. Com 84 hectares, o CPA (Centro de Pesquisa Agrícola) é o celeiro para estudos das variedades indicadas para os plantios e para verificar a eficiência de produtos utilizados para incidência de doenças e pragas. Para garantir as potencial produtivo das sementes, a Copacol investiu na implantação de unidades com ampla capacidade de armazenagem, com ambientes climatizados: uma estrutura exclusiva para soja e outra para milho, onde são realizados os tratamentos e a embalagem das variedades. “Antes de cada safra, desenvolvemos pesquisas que aumentam a capacidade produtiva da nossa região por meio da correção e cobertura do solo, utilização de sementes com alto desempenho produzidas especialmente para a nossa região. É um trabalho contínuo que gera resultados positivos ao produtor e também à Cooperativa”, afirma Tiago Madalosso, gerente técnico do CPA.

Com 31 Unidades de Grãos, Insumos e Sementes, a Cooperativa se destaca pela agilidade no recebimento dos grãos. Além da modernização das estruturas no Oeste do Paraná, a capacidade de armazenagem foi ampliada com a aquisição de silos no Sudoeste do Estado, onde também estão em construção modernas instalações para as safras futuras. As obras estão andamento em Marcianópolis (Santo Antônio do Sudoeste), Flor da Serra (Realeza), Nova Esperança do Sudoeste, Nova Prata do Iguaçu e Salto do Lontra. “Os investimentos recentes com a instalação de novos tombadores, secadores e silos tornam mais rápido o recebimento dos grãos a cada safra. Com a segurança proporcionada pela Cooperativa, o produtor tem mais tempo para realizar o trabalho a campo”, diz Pitol.