Ratinho Junior atinge 55% das intenções de voto e diferença para demais candidatos aumenta para 34%, aponta IPESPE

Roberto Requião caiu de 25% para 19% e outros candidatos somam 2%. Terceiro levantamento do instituto no Paraná reforça a tendência de decisão em primeiro turno no estado.

O Instituto de Pesquisas Sociais Políticas e Econômicas (IPESPE) divulgou nesta quinta-feira (18) o seu mais recente levantamento sobre preferência dos paranaenses nas eleições para o Governo do Estado, Senado Federal e Presidência da República. Na disputa ao Palácio Iguaçu, Ratinho Junior (PSD) ampliou a sua liderança em quatro pontos percentuais desde a última pesquisa do instituto, realizada em julho, e chegou a 55% das intenções de voto.

Em segundo lugar na disputa está o ex-governador Roberto Requião (PT), que tinha 25% na pesquisa de julho e agora marca 19% das intenções de voto. Professora Ângela (PSOL) e Ricardo Gomyde (PDT) têm 1% cada, enquanto Joni Correia (DC) e Professor Ivan (PSTU) não pontuaram. Brancos e nulos somam 14% e 10% não souberam ou não responderam à pergunta.

Somados, os candidatos de oposição têm 21%, uma diferença de 34 pontos percentuais para o atual governador. Quando são analisados apenas os votos válidos, o índice de Ratinho Junior chega a 72,37%, ante 27,63% de seus adversários, o que aponta para um cada vez mais provável cenário de eleição de Ratinho Junior no 1º turno, marcado para 2 de outubro.

Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados respondem sem a lista dos candidatos, Ratinho Junior também cresceu fora da margem de erro, de 27% para 36%. Requião oscilou negativamente, de 11% para 9%, Joni Correia foi de 1% para 0% e os demais candidatos não constavam nas pesquisas anteriores.

SENADO – Na disputa à vaga disponível no Senado Federal pelo Paraná, aparecem na ordem Álvaro Dias (Podemos), com 31%, Sérgio Moro (União Brasil), com 27%, Paulo Martins (PL), com 9%. Aline Sleutjes (Solidariedade) e Orlando Pessutti (MDB) têm 3% cada, Desiree Salgado (PDT) e Rosane Ferreira (PV) têm 1% e Laerson Matias (PSOL) não chegou a 1%.

No cenário nacional, 49% dos entrevistados no Paraná disseram que pretendem votar em Jair Bolsonaro (PL) para presidente, enquanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) têm 29% das intenções de voto. Ciro Gomes (PDT) tem 7%, Simone Tebet (MDB) tem 3% e Felipe D’Avila (Novo) tem 1%. Pablo Marçal, do PROS, que não teve a sua candidatura confirmada, aparece com 1%. Brancos e nulos são 5% e 4% não souberam ou não responderam.

SOBRE A PESQUISA – O IPESPE entrevistou 1.000 pessoas por telefone entre os dias 13 e 15 de agosto. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,45%. A pesquisa foi contratada pelo Podemos e está registrada no TSE sob o protocolo PR-05888/2022.