Rancho Alegre se destaca em índices de transparência do Tribunal de Contas

O município de Rancho Alegre D’Oeste foi um dos destaques no programa ITP – Índice de Transparência da Administração Publica – do Tribunal de Contas do Paraná.

O programa avalia ações das 399 prefeituras paranaenses, através de publicações com base nas informações obtidas a partir de um questionário composto por 159 itens.

De acordo com o Tribunal de Contas, os números evidenciam que, motivadas pela avaliação feita pelo órgão de controle, as prefeituras realizaram um esforço considerável para adequar seus sites às previsões fixadas na Lei de Acesso à Informação.

A nota do ITP de Rancho Alegre D’Oeste  saltou de 43,05% em 2019 para 75,28% em 2020, com o município figurando na 8ª colocação no Ranking Regional.

“Esse resultado é muito satisfatório, principalmente no contexto em que estamos vivendo, quando a informação pública se tornou mais complexa, mais profunda e mais ampla que em qualquer outro momento da história. Estamos felizes por esta conquista”, diz a prefeita Suely Silva.

Segundo a prefeita, os índices mostram o comprometimento de sua administração, através de sua equipe com a questão da transparência. “Agradeço à minha equipe, que entendeu a necessidade de tornar público informações de fácil entendimento para que atendam os interesses do público”, cita ela.

Conforme informações do Tribunal de Contas, ITP será utilizado para o ranking nacional da entidade e, futuramente, servirá ainda como um dos critérios de apreciação das contas anuais dos gestores públicos paranaenses, além de ser usado como fator de risco para o planejamento das atividades de fiscalização do órgão de controle.

One thought on “Rancho Alegre se destaca em índices de transparência do Tribunal de Contas

Deixe um comentário