Rancho Alegre: programa de prótese dentária é lançado pela administração

A Prefeitura de Rancho Alegre D’ Oeste, lançou nesta quinta-feira, o programa “Sorriso Alegre”, que tem como objetivo a disponibilização, de forma gratuita, de próteses dentárias para pessoas com baixa renda comprovada no município.

O prefeito explica que o programa “Sorriso Alegre” vai além dos benefícios para a saúde bucal das pessoas. “Ele proporciona maior qualidade de vida e autoestima também. Estamos muito felizes em poder ajudar pessoas que não têm condições de adquirir esses aparelhos”, disse.

De acordo com o prefeito, muitas pessoas, que tiveram perda dentária sofrem ao comer, mastigar e até mesmo falar, além do preconceito devido à sua aparência que gera insatisfação e dificulta até mesmo a entrada no mercado de trabalho. “Esse programa chega para ajudar essas pessoas”, explica ele.

Ainda segundo ele, a intenção da administração é alcançar todas as pessoas do município que necessitam de uma prótese dentária, independentemente da idade. “Esse é o objetivo do programa, proporcionar às pessoas a possibilidade de voltarem a sorrir e para tanto vamos buscar atender todos que necessitam dos aparelhos”, destacou.

O lançamento do programa contou também com a presença de vereadores, vice-prefeito Cássio Zanuto e ainda de profissionais da área da saúde. “Eu só tenho que parabenizar a iniciativa. Um programa que vai devolver dignidade para muitas pessoas da nossa cidade”, destacou o vereador e presidente da Câmara, ‘Toninho Amaro’, falando em nome de todos os colegas parlamentares.

Quem também elogiou o programa foi o vice-prefeito Cássio Zanuto, que citou que além de realizar ações para garantir a promoção, a prevenção e recuperação da saúde bucal dos cidadãos, vai proporcionar mais dignidade às pessoas que poderão voltar a sorrir. “Nossos parabéns para a administração”, disse ele.

A secretária de Saúde do município, Dayane Zanuto, comenta que o programa é dos mais importantes e que chega não só para melhorar a saúde bucal, mas para devolver a autoestima de algumas pessoas. “Sem dúvida. Esse programa chega com o objetivo de melhorar a saúde bucal, mas principalmente devolver a autoestima e qualidade de vida das pessoas”, destacou ela.

Cinthia Shiokawa, dentista responsável pelo programa, lembrou que o serviço de triagem, para definir o público contemplado com o programa, será realizado no consultório odontológico do Posto de Saúde do município.