Proerd forma primeiras turmas com apoio da Copacol

Instruir crianças e adolescentes para que saibam distinguir o certo do errado e serem cidadãos de bem é um dos propósitos do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas), desenvolvido pela Polícia Militar, com o apoio da Copacol nos municípios que integram a empresa.

A cada ano, por três meses, alunos da rede municipal participam de atividades que envolvem a prevenção ao uso de entorpecentes. “Atuamos com lições diferentes, desde bullying, responsabilidade, até consequências e efeitos das drogas. É fundamental instruir as crianças e os adolescentes sobre a tomada de decisões. A vida é feita de escolhas e nesta faixa etária de transição do ensino Fundamental para o Médio há muitas mudanças e a orientação é indispensável. A Copacol sempre tem apoiado, desde o início do nosso trabalho, na construção do futuro das crianças”, afirma soldado, Cleberson Pereira da Silva, coordenador do Proerd na região de Goioerê.

Ruth dos Santos Godoi, da Escola Municipal Leonilda Obadowski Prado, 11, estuda no 5º ano e comemora o aprendizado. “Aprendi a lidar com as situações do dia a dia, defender meus amigos e evitar qualquer tipo de droga”.

FORMATURAS
Com a redução dos casos de Covid-19, as aulas foram retomadas e as primeiras formaturas já estão em andamento. Em Moreira Sales 122 receberam o diploma de participação, e em Tupãssi, 95. “Acompanhamos a evolução dos nossos alunos. Essa parceria com a Copacol e a Polícia Militar torna possível o Proerd em nosso município. Brindamos a formação dos alunos em ter essa orientação e também a presença da Polícia Militar em um ambiente escolar. Isso é possível por meio da Cooperativa que se une com a Polícia Militar e proporciona um legado muito importante”, afirma o prefeito de Moreira Sales, Rafael Brito do Prado, conhecido como Rafael Bolacha.

Na próxima segunda-feira, dia 29, às 19h, será a vez de Goioerê formar os 105 participantes do Proerd, no Ginásio de Esportes Jardim Lindóia; e na quinta-feira, dia 2, às 19h, Cafelândia realiza a solenidade com 251 estudantes, na Aercol. Em 2021 são mais de 500 crianças e adolescentes formados no Proerd, com o apoio da Copacol. “Mantemos essa parceria com dez municípios da região e agora estamos retomando as atividades do Proerd, com as aulas e as formaturas. É um orgulho ver que a Cooperativa também cumpre com o papel de empresa cidadã, agindo de maneira preventiva ao uso de drogas. Sabemos do impacto que o uso de entorpecentes tem, por isso, precisamos instruir nossas crianças”, afirma o diretor-presidente, Valter Pitol.