Prefeitura regulamenta comércio de ambulantes no município de Goioerê

Desde a última quarta-feira (16) está em vigor em Goioerê, a regulamentação para o exercício do comércio ambulante no município. O decreto assinado pelo prefeito Betinho Lima foi publicado no Diário Oficial Eletrônico.

Segundo a Prefeitura, a medida estabelece critérios e locais para que a atividade seja exercida, com esse tipo de atividade não podendo ser realizado defronte as repartições públicas, escolas, universidades e faculdades públicas e privadas.

Pelo decreto, a atividade só poderá ser realizada com a licença prévia emitida pelos órgãos competentes da Prefeitura e não será permitido o comércio ambulante nas principais ruas e avenidas da cidade.

A medida regulamenta o Código de Posturas do Município, que foi aprovado em 2020, e até o momento não tinha a sua regulamentação definida.

O local onde o comerciante vai poder realizar a atividade ambulante é definido pela Prefeitura. A área não pode prejudicar o trânsito, circulação e segurança de pedestres, e também deve respeitar a conservação e preservação paisagística do ambiente público.

Já há muito tempo existe reclamações sobre a venda exercida por ambulante na cidade e para dar mais segurança aos trabalhadores e disciplinar os locais de ponto de venda de ambulantes que a regulamentação foi publicada nesta semana.

“A parte central da cidade já tem problemas com trânsito e a presença de ambulantes dificulta a localização de vagas. A regulamentação deveria ter sido realizada em 2020, logo depois da aprovação do Código de Posturas e agora, depois da pandemia, é a hora de regulamentar a atividade. Não se trata de nenhuma perseguição contra os ambulantes, e sim uma ordenação de uma atividade que emprega dezenas de pessoas.”, afirmou o secretário de Governo, Milton Lima.