Paraná discute parcerias com Canadá em educação, agricultura e desenvolvimento sustentável

Ampliação de negócios, intercâmbio estudantil e desenvolvimento sustentável estão entre as pautas em que o Governo do Paraná pretende avançar em parceria com o Canadá. Os temas foram discutidos nesta terça-feira (14), no Palácio Iguaçu, durante um encontro do governador em exercício Darci Piana com a cônsul-geral do Canadá em São Paulo, Heather Cameron.

Segundo Piana, um dos principais interesses do Estado é avançar na importação de fertilizantes, setor no qual o Canadá se destaca em nível nacional, e em parcerias na área de produção de energias renováveis.

“Nós temos bastante interesse na questão dos fertilizantes, aproximando os produtores e fornecedores através da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, e na produção de energia eólica, fotovoltaica, e principalmente no biometano, que é um mercado em que o Paraná tem um grande potencial devido ao aumento da produção de carne suína”, afirmou o governador em exercício.

Atualmente, o Estado já possui diversas iniciativas que contam com o apoio do país norte-americano em diferentes áreas. No âmbito da ciência, tecnologia e inovação, foi assinado um acordo em 2020 para a cooperação entre a Fundação Araucária e a instituição canadense Mitacs Globalinks para estágios acadêmicos e de pesquisa industrial.

Outra frente de trabalho que pode avançar é a de mapeamento genético, no qual o Estado está na vanguarda no País. “O Paraná está à frente do Brasil na área de pesquisa genética voltada à saúde humana e ao agronegócio e nós temos profundo interesse na parceria com o Canadá, além de boa capacidade de cooperação”, garantiu o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona.

No âmbito das exportações, a Invest Paraná está organizando uma missão ao Canadá entre os dias 4 e 13 de maio, quando uma comitiva de empresários paranaenses do setor alimentício vai participar da Sial Foods, a maior feira de alimentos da América do Norte. Na mesma viagem, estão previstas rodadas de negociação em Toronto e Montreal com empresários canadenses interessados em investir no Paraná em setores como ciências da vida, indústria 4.0, energias renováveis e silvicultura.

O Canadá também tem acordos assinados com as sete universidades estaduais do Paraná para treinamento nas línguas inglesa e francesa, além de participar ativamente dos programas Paraná Speaks English e Paraná Parle Français. Um acordo formal para a cooperação com o governo da Província canadense do Québec que está em vigor também deverá ser renovado.

Para a cônsul-geral do Canadá, a diversidade econômica paranaense justifica a atuação do país em áreas como energia elétrica, tecnologia limpa, segurança pública e educação.

“Estamos felizes com o desenvolvimento da parceria com o Governo do Paraná nos últimos anos e queremos intensificar esta relação com no desenvolvimento tecnológico para a agricultura, o desenvolvimento econômico sustentável, e as chamadas tecnologias limpas, área em que o Canadá é referência”, comentou. “Temos muitas empresas canadenses que já investem no Paraná e vamos trabalhar para sensibilizar outros investidores sobre as oportunidades disponíveis no Estado”.

GANHANDO O MUNDO – Em 2022, 100 alunos da rede estadual de ensino embarcaram para um intercâmbio no Canadá através do programa Ganhando o Mundo, iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado da Educação que oferece a estudantes do ensino médio da rede estadual uma formação em instituições de ensino estrangeiras. Os jovens foram selecionados com base em um ranking de melhores notas entre as escolas do Estado e passaram um semestre letivo no Canadá.

No início deste ano, o Governo do Estado lançou uma nova edição do programa voltada aos professores e pedagogos da rede estadual de ensino, com embarque previsto para setembro, tendo novamente o Canadá como um dos destinados. Os candidatos selecionados terão uma experiência de até quatro semanas de formação continuada em uma instituição de ensino superior.

Presente na reunião, o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, agradeceu o apoio do governo canadense ao programa e garantiu a continuidade e ampliação da iniciativa. “Tivemos uma participação muito importante do Consulado do Canadá para a emissão dos vistos e acolhimento aos estudantes”, disse.

“Em setembro, enviaremos 80 profissionais da educação para aprenderem sobre mentoria, metodologias e técnicas de ensino nas universidades canadenses e, a partir do próximo ano, mais 200 alunos serão selecionados para irem ao Canadá, dos quais 20 entre beneficiários do Bolsa Família”, concluiu Miranda.

PRESENÇAS – Estiveram presentes no encontro o diretor-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Wilson Bley Lipski; o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig; a gerente de Relações Internacionais da Invest Paraná, Bruna Radaelli; e a assessora de Relações Internacionais da Fundação Araucária, Eliane Registro. Pelo Consulado do Canadá, também participaram a cônsul para Assuntos Políticos, Pascale Thivierge, e o chefe do escritório comercial região Sul, Paulo Orlandi.