Núcleo de Educação e Corpo de Bombeiros promovem capacitação de Brigada Escolar

A chefia do Núcleo Regional de Educação de Goioerê, através de parceria com o Corpo de Bombeiros, realizou dias 25 e 26 de outubro, a 16ª oferta do Curso de Formação de Brigadistas Escolares na modalidade presencial.

De acordo com as informações, 58 servidores das instituições de ensino e escolas parceiras de educação especial da rede pública dos municípios de abrangência do Núcleo de Educação de Goioerê, participarão da capacitação.

A capacitação foi coordenada pelo sargento Ademir Perez, com apoio dos soldados Daniel, Fernandes, Pagliari e Paola. O treinamento revê acompanhamento dos técnicos responsáveis pela Brigada Escolar, Arivaldo Pimentel de Oliveira e Luiz Donizetti Chaves dos Santos.

Na terça-feira, os cursistas participaram de palestras que abordaram os primeiros socorros, como sinais de engasgamento e as manobras que devem ser realizadas nos primeiros instantes. Também foram orientados sobre  manobra de ressuscitação cardiopulmonar, manobra de Heimlich para o salvamento de bebês e crianças, bem como sobre os tipos e classes de extintores e suas funções específicas conforme a origem do fogo.

No segundo dia de capacitação, os cursistas participaram no período da manhã de práticas de treinamentos de simulado de abandono, a partir da observação e interação com os alunos do Colégio Estadual Polivalente de Goioerê, durante a simulação de incêndio. Já no período da tarde, os cursistas praticaram o combate ao incêndio com o uso de extintores, aprenderam a combater o fogo no botijão de gás e a fazer as manobras de primeiros socorros.

No próximo ano todas as escolas municipais, com o interesse em aderir ao programa, terão seus funcionários capacitados pela SEED na formação de Brigadistas Escolares. Importante destacar que o Programa Brigadas Escolares do Paraná, neste ano, está completando 10 anos de atividades, com atuação em toda a rede pública estadual, voltada a proteção dos alunos, professores e funcionários das escolas públicas estaduais e já formou quase 70 mil brigadistas nas escolas paranaenses.