Novo modelo de prova de vida do INSS será válido a partir deste ano

Aposentados e pensionistas não precisam mais se preocupar com a prova de vida. Agora, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), vai realizar uma pesquisa de dados em plataformas do próprio governo federal para realizar a prova de vida do segurado. Por isso, não é preciso sequer sair de casa.

Para os servidores públicos, inativos ou pensionistas, a prova de vida vai continuar sendo feita por meio dos aplicativos já conhecidos. O procedimento deverá ser realizado sempre no mês de aniversário de quem está recebendo o benefício.

Para o INSS, agora, vai funcionar de outra forma. Antes, até 2022, estava sob responsabilidade do próprio segurado fazer a comprovação. A partir deste ano, o Instituto vai ficar responsável pela pesquisa e os benefícios não serão bloqueados. Confira a nova proposta!

Novo modelo de prova de vida do INSS

Pelo novo modelo, o segurado não mais precisará se dirigir até uma agência bancária para realizar a prova de vida. Assim, os bancos só serão solicitados caso o INSS não encontre nenhum indício no cruzamento dos dados.

Caso ainda tenha dúvidas sobre como a mudança será estabelecida, o aplicativo Meu INSS e o telefone 135 estão disponíveis para sanar as questões.