Moreira Sales vai participar da Marcha das Margaridas

Um grupo de mulheres de Moreira Sales confirmou presença na 7ª Marcha das Margaridas, que será realizada nos próximos dias 15 e 16 de agosto em Brasília.

CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP

A marcha, que já é tradicional, é considerada como a maior ação política de mulheres da América Latina com protagonismo das mulheres do campo, da floresta e das águas, coordenada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG).

SIGA NÓS NO INSTAGRAM

Regina Lescio Barbato, secretária de Finanças do Sindicato dos Trabalhadores de Moreira Sales e coordenadora das mulheres da regional de Campo Mourão, cita que a marcha é um marco na vida das mulheres, que anualmente se organizam em caravanas para irem a Brasília apresentar suas reivindicações. “Sem dúvida, um movimento muito importante e que mostra a força das mulheres brasileiras e também de outros países”, comenta ela.

A marcha deste ano terá como lema “Pela Reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver” e deverá reunir cerca de 100 mil mulheres na capital federal. “Estamos vivendo uma grande expectativa e a exemplo de edições passada, a marcha deste ano vai ser demais”, comenta a moreirasalense Regina.

A ida das mulheres de Moreira Sales a Brasília, tem total apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, em especial do presidente Márcio Cezar.

A MARCHA: – A Marcha tem como força inspiradora a luta de Margarida Maria Alves, uma mulher trabalhadora rural nordestina e líder sindical, que rompendo com padrões tradicionais de gênero ocupou, por 12 anos, a Presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba.

Por lutar pelo direito à terra, pela reforma agrária, por educação, por igualdade e por defender direitos trabalhistas e vida digna para trabalhadoras e trabalhadores rurais, Margarida Alves foi cruelmente assassinada na porta da sua casa, no dia 12 de agosto de 1983.

Seu nome se tornou um símbolo nacional de força e coragem cultivado pelas mulheres e homens do campo, da floresta e das águas. É em nome dessa luta que a cada quatro anos, no mês de agosto, milhares de Margaridas de todos os cantos do País marcham em Brasília, num clamor por justiça, igualdade e paz no campo e na cidade.

WhatsApp