Moreira Sales: projeto “Papa Pilhas” une educação e preservação do meio ambiente
Com o objetivo de minimizar o descarte irregular de resíduos perigosos, a Prefeitura de Moreira Sales, através de parceria da Secretaria de Educação com o Sicoob, está realizando o projeto “Papa Pilhas”
CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP
A secretária Maria Eugênia, da Educação, explica que com o projeto será possível promover a coleta de pilhas e baterias e sua correta destinação para coletores responsáveis, que farão um descarte ambientalmente correto.
Ela cita ainda que todas as escolas do município, do Ensino Fundamental, vão receber o “Papa Pilhas”, que também é uma ação do Projeto Agrinho em parceria com a cooperativa de crédito Sicoob. “Com esse projeto teremos cidadãos mais comprometidos em cuidar do meio ambiente”, destaca a secretária.
O prefeito Rafael Bolacha, que esteve no lançamento do projeto, comenta que a destinação adequada de resíduos nunca foi tão necessária como agora, pois os impactos na natureza têm consequências muito sérias. ‘Nossos parabéns ao Sicoob pela iniciativa. Uma ação importante, que visa a destinação correta das pilhas, mas também educativa. Parabéns a todos”, disse.
Regulamentação e reciclagem: – No Brasil, o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) regulamenta o descarte desses materiais que não devem ser depositadas no lixo doméstico, por conter substâncias tóxicas, como mercúrio, cádmio, chumbo, zinco-manganês e acalmo-manganês.
Ao serem encaminhadas para reciclagem, as pilhas e baterias têm seus componentes separados, para serem usadas na fabricação de tintas, cerâmica, vidro, dentre outros. Além da proposta de coletar e destinar corretamente as pilhas e baterias, o “Papa Pilhas”, visa envolver toda comunidade na preservação do meio ambiente.