Moreira Sales: iniciada à segunda etapa do programa “Visão do Futuro”

A Secretaria Municipal de Educação realizou na última semana a triagem de acuidade visual em todos os alunos das escolas da rede municipal. A ação fez parte do programa “Visão do Futuro”.

O programa, dos mais importantes para verificar a saúde visual dos estudantes, está sendo desenvolvido através de parceria da Educação com o Departamento Municipal de Saúde, com o objetivo ajudar no aprendizado das crianças que tem dificuldade para enxergar e assim poder garantir um futuro melhor para cada uma delas.

Nesta quinta-feira (23) foi iniciada a segunda etapa do programa, com as crianças que apresentaram alguma dificuldade visual, sedo consultadas pelo médico oftalmologista, que irá identificar a necessidade de tratamento e assim dar sequencia na última etapa, que será a entrega dos óculos.

De acordo com o prefeito Rafael Bolacha, assim como os exames, que não tiveram custos para os pais dos alunos, a Prefeitura também irá fornecer os óculos para todas as crianças que tiverem necessidade de usar.

“É isso mesmo. Quem tiver recomendação médica para o uso dos óculos, vai receber o acessório sem custo nenhum, pois a gente sabe que nem todos os pais têm condição para fazer a compra dos óculos do seu filho”, cita ele.

O prefeito lembra que este é um projeto que cuida de quem mais precisa. “Quando falamos de crianças e adolescentes, temos que ter muita sensibilidade. Nem toda criança que não enxerga o quadro fala. Daí a nossa preocupação em realizar o exame”, destacou.

A secretária de Educação, Maria Eugênia Viotto, lembra que a intenção do projeto é melhorar as condições de aprendizado, sendo que muitas crianças têm problemas de vista, mas não sabem e muitas vezes nem os pais sabem.

“Todos os nossos esforços são para que os alunos consigam, de fato, qualidade no aprendizado e esse projeto vem para nos auxiliar. A saúde dos nossos estudantes é uma das nossas prioridades”, expressou ela.