Mesmo sem carnaval, comércio fecha para compensar horas trabalhadas em dezembro

A festa de carnaval deste ano foi cancelada em boa parte do país, mas em Goioerê o comércio da cidade estará fechado nos dias 15 e 16 – segunda e terça-feira – como forma de compensar as horas dos comerciários que trabalharam à noite no mês de dezembro, durante o período natalino.

Segundo a Associação Comercial – ACIG – existe um acordo coletivo, aprovado em convenção no ano passado, de que as horas trabalhadas neste período, seriam compensadas no feriado de carnaval. “Existe um acordo e nós precisamos cumprir este acordo”, destaca o presidente da entidade, Alexandre Cândido.

Ele cita que além do comércio de Goioerê, os bancos também já anunciaram que mesmo com o cancelamento do carnaval, as agências permanecerão fechadas nos dias 15 e 16, reabrindo somente na quarta-feira – dia 17 – após às 13 horas.

Com a decisão de fechar o comércio em razão do acordo coletivo para compensar as horas trabalhadas em dezembro, a prefeitura de Goioerê também decidiu que as repartições públicas não vão funcionar nos dias 15 e 16. “Haverá recesso em todos os órgãos municipais”, diz o secretário de Administração, Gerson de Brito.

De acordo com o secretário, nesse período apenas os serviços essenciais deverão funcionar, como coleta de lixo e também os atendimentos na área da saúde, especialmente no Pronto Atendimento e UBS Covid.

Em âmbito estadual, o governador Ratinho Júnior cancelou o ponto facultativo do carnaval e todos os órgãos e secretarias da administração estadual, deverão funcionar nos dias de carnaval.

SUPERMERCADOS: Mas nem todo o comércio estará fechado em Goioerê no período do carnaval. Os supermercados vão abrir normalmente, até porque figuram no rol de serviços essenciais.

Carnaval é ou não feriado?: – Muitos questionamentos têm surgido com relação ao carnaval ser ou não feriado, uma vez que tradicionalmente não há expediente nas empresas, bancos ou repartições públicas.

A confusão ocorre porque a maioria dos calendários aponta, muitas vezes equivocadamente, que a terça-feira de carnaval seria feriado, quando na verdade não é. É apenas ponto facultativo.

Deixe um comentário