Matrizes: zelo da genética até o manejo geram melhores resultados na Copacol

O desenvolvimento genético é o grande agente transformador em produtividade na avicultura. E a Copacol acompanha as evoluções de maneira contínua.
Da seleção das matrizes, ovos férteis e pintainhos há um trabalho intenso por parte de profissionais gabaritados no setor. “A Cooperativa recebe as aves das casas genéticas fazendo a recria, a formação da ave, preparação do sistema imune, para transferência de produção de ovos férteis. A uniformidade das matrizes é um grande ponto, um cuidado para o arraçoamento, com relação ao volume de ração consumida ao dia para que possa estar preparada aos desafios do campo para produzir com volume satisfatório”, explica Anderson Luiz Moschen, supervisor técnico de matrizes de recria e reprodução da Copacol.

São 25 produtores que entregam ovos férteis à Cooperativa. A produção é de 213,4 milhões de ovos férteis ao ano. Ao todo, a Copacol produz 207,8 milhões de pintainhos/ano. Todos os ciclos são executados em um complexo da Cooperativa, que engloba matrizeiros e incubatório. “Mantemos um cuidado extremo desde a recepção dos ovos, estocagem, classificação, vacinação e biosseguridade. Em seguida, há uma cautela desde a temperatura, manuseio das máquinas, limpeza”, explica Rozane Cegatti, supervisora do Incubatório de Nova Aurora.

Para que as aves tenham uniformidade, o arraçoamento exige maior cuidado: esse é o processo durante o período de crescimento de matrizes avícolas tipo corte. Moschen aponta outras orientações ao produtor. “É importante ficar atento ao preparo do recebimento, descarregamento, arraçoamento, condução para não produzir ovos de cama. O arraçoamento é de extremamente importante para que ela tenha porte nutricional. O manejo de macho também é substancial para a fertilidade dos ovos”.

CONECTA AVES
O processo de atuação nos matrizeiros e incubatórios foi apresentado durante encontro do Projeto Conecta Aves, onde jovens produtores conheceram a base da produção avícola. “Existe um desafio forte que surge com o melhoramento genético. A cada ano que passa temos necessidade de maiores cuidados, controle e biosseguridade para ter êxito na produção, formando aves cada vez melhores para atender a produção como um todo”, afirma o gerente de integração avícola da Copacol, Douglas da Silva.