Jovens Copacol: grupo conhece processo produtivo da piscicultura
O Grupo de Jovens da Copacol participou de um tour especial: os filhos e netos de cooperados conheceram todo o caminho que a tilápia faz até chegar à mesa dos consumidores. No roteiro, eles entenderam como é o processo produtivo desde a produção dos alevinos até a industrialização do peixe. Entre os locais visitados estiveram a propriedade do cooperado Marcelo Amado, em Cafelândia, e a Unidade Industrial de Peixes, em Nova Aurora.
Gisele Vogt, de Cafelândia, ajuda o pai a cuidar de um tanque de peixes na propriedade. Para ela, a visita abriu os horizontes sobre o que pode ser feito para melhorar os resultados e também o que acontece quando o peixe sai da propriedade. “Foi uma experiência muito legal. Aprendemos e ainda pudemos fazer uma troca de experiência com os outros jovens, que é sempre muito interessante”.
Já para o jovem Arthur Busetti Paetzold, de Cascavel, as visitas foram esclarecedoras. “Eu não fazia ideia de todo o processo pelo qual o peixe passava. A minha família trabalha com avicultura e agricultura, então entender melhor sobre a piscicultura nos dá essa visão mais ampla sobre as atividades que são desenvolvidas pela Cooperativa. Achei muito interessante esse tour”.
DIVERSIFICAÇÃO
No passeio, os jovens ainda tiveram uma conversa com o gerente da Integração de Peixes, Nestor Braun, que contou a história da Cooperativa com a piscicultura, além de finalizar o tour com um almoço à base de tilápia.
De acordo com a assessora de Cooperativismo, Elizete Lunelli Dal Molin, o intuito da visita foi levar os jovens para dentro da propriedade e da Cooperativa. “Mostramos para eles as oportunidades de diversificação, a importância da Copacol no contexto da economia familiar e como a Cooperativa dá chances para as famílias produzirem mantendo a qualidade de vida no campo. Os jovens puderam ter uma ideia melhor de todo o processo produtivo do peixe”.