Janiópolis reuniu lideranças na pré-conferência da Cultura

Com a criação da Divisão Municipal de Cultura e Turismo, aprovada recentemente pelos vereadores, Janiópolis iniciou a mobilização para organizar o setor. Na tarde desta quarta-feira (28/9) aconteceu no Gabinete do Prefeito Ismael José Dezanoski, uma pré-conferência que discutiu a implantação do Sistema Municipal de Cultura.

O encontro contou com a presença do prefeito Ismael, vereadores, secretários municipais e assessores da Administração Municipal. Na oportunidade, a Assessora Regional de Cultura da Região 12, Ana Paula Mariano ministrou uma palestra explicando as etapas que o Município precisa seguir, bem como abordou sobre as Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc que destinarão recursos para o desenvolvimento da cultura local.

Conforme ela, o Município já deu o primeiro passo com a criação da Divisão Municipal de Cultura e Turismo que está vinculado a Secretaria Municipal de Educação. Os próximos passos serão a organização do Conselho Municipal, criação do Fundo da Cultura, realização da Conferência Municipal agendada para o dia 26 de outubro, às 13h30, no Auditório da Secretaria do Meio Ambiente e mobilização dos artistas locais (músicos, artesãos dentre outros que vivem da arte).

Durante o encontro, o prefeito Ismael Dezanoski anunciou que já assinou portaria designando o radialista Nelson Silva atual Chefe da Divisão de Imprensa para responder pela Chefia da nova Divisão de Cultura e Turismo.

“Eu agradeço a confiança do prefeito Ismael e da secretária de Educação Ângela Girardo Rocha por essa nomeação e assumo o compromisso de batalhar para resgatar as ações culturais do Município”, disse Nelson Silva que aproveitou para pedir a ajuda de todos os demais setores da Administração Municipal.

Participaram da pré-conferência da Cultura, o prefeito Ismael Dezanoski, os vereadores Claudemir Dorigon – Tico e José Barros Freire – Jerry. Também estiveram presentes as secretárias municipais Ângela Girardo Rocha (Educação), Luana Karoline Pereira (Agricultura e Meio Ambiente), Patrícia Alves Mercial (Obras e Planejamento), Rosilene Moreira e Juliana Benato (Assistência Social), o procurador Jurídico Alan Cleiton de Souza, Leandro da Silva (Plataforma Mais Brasil) Ediane Peruco (Secretária dos Conselhos), Nelson Silva (Imprensa/Cultura) e Ana Paula Mariano (ARC Região 12).