Janiópolis é destaque em transparência na gestão da Covid-19, diz Ministério Público

Dados do Ministério Público do Estado do Paraná, divulgados nesta sexta-feira, dia 23, apontam que Janiópolis é um dos municípios destaques entre as cidades paranaenses com maior transparência nas ações realizadas para combater a Covid-19. A avaliação máxima do MP para os municípios que cumprem todos os requisitos, é 100 pontos e Janiópolis alcançou uma nota de 95 pontos.

Com isso, Janiópolis deixa várias cidades vizinhas para trás, entre elas, Goioerê, que somou apenas 70 pontos no quesito transparência. O ranking analisa os aspectos formais e avalia se os municípios estão cumprindo a lei e divulgando de forma adequada as informações sobre o combate à pandemia em seus portais.

O prefeito de Janiópolis, Ismael Dezaanoski, diz que os números são o resultado da boa gestão que vem sendo realizada, em especial da saúde e também do zelo com as contas públicas de Janiópolis. “A verdade é uma só. Todas as ações que realizamos tiveram a devida prestação de contas. Estamos felizes pelo reconhecimento do Ministério Público, o que demonstra que estamos no caminho certo”, destacou ele.

De acordo com informações do Ministério Público, o levantamento foi feito a partir do Centro de Apoio Técnico à Execução (CAEx), que avalia os Portais de Transparência das prefeituras quanto à publicização dos gastos ligados à Covid-19. Segundo o MP, os municípios do Paraná já investiram R$ 211.166.403,33 em aquisições e ações de enfrentamento à pandemia. Dos 399 municípios paranaenses, apenas 50 foram aprovados pelo órgão, por apresentarem informações adequadas quanto à gestão dos recursos aplicados em ações de combate à pandemia.

COMARCA: – Na Comarca de Goioerê, Moreira Sales é o município melhor avaliado segundo dados do Ministério Público. A cidade aparece com nota 75. Em seguida aparece Quarto Centenário com 72,5 e Rancho Alegre D’Oeste com 30 pontos.

Todas estas e outras informações podem ser acessadas pela população em um novo banco de dados incluído na ferramenta Data Covid-19, do MPPR, voltado especificamente à transparência nos gastos munic

One thought on “Janiópolis é destaque em transparência na gestão da Covid-19, diz Ministério Público

Deixe um comentário