Integrantes do programa Cooperara Copacol se aprofundam nos processos logísticos

Depois de uma imersão em cooperativismo visitando a OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e conhecer a estrutura da Filial de Venda de Brasília-DF, no final do mês de abril, o grupo composto por 24 cooperados que estão participando do programa Coopera da Copacol, visitaram e conheceram a ampla e moderna estrutura do CD (Centro de Distribuição), localizado na comunidade da Penha, município de Corbélia.

Sob coordenação da assessoria de cooperativismo, o programa tem por finalidade desenvolver lideranças estratégicas e fazendo parte da programação, os integrantes tiveram a oportunidade de se aprofundar nos processos logístico da Cooperativa.

Na ocasião da visita ao CD, na sexta-feira 1º, o superintendente de logística, Itamar Ferrari, apresentou como funciona todo o processo de logística da Copacol, que engloba diversas áreas da Cooperativa.

O Cooperado, Elder Candido Gabriel de Formosa do Oeste, se surpreendeu com a estrutura. ‘Não imagina ver toda essa grandeza do CD, que armazena e distribui toda a nossa produção para todas as regiões do Brasil. É orgulho saber que o nosso CD, está entre os mais modernos do país, dotado do que há de mais avançado em tecnologia”, enaltece o cooperado.

Além do CD, outro fato que também chamou sua atenção, foram os números e as movimentações que passam pelo setor de logística, que para ele é uma engrenagem que não pode parar.

No interior do CD, o gerente de operações e saída, Fernando João Antunes, mostrou e explicou as funções de cada equipamento e destacou a importância de cada um para o processo de operação do CD, que segundo ele está entre os dois mais estruturados do país, fato que deixou os visitantes surpresos ao verem ver de perto todo o processo de movimentação e distribuição.

“Desde quando a gente teve a concepção deste empreendimento e hoje a gente ver ele realizado, é um orgulho, inclusive recebendo feedback dos nossos parceiros como a Mecalux, empresa a qual nós compramos os equipamentos, de que somos referência com relação a operação. Isso nos mostra que estamos no caminho certo”.

A assessora de cooperativismo, Elizete Lunelli Dal Molin, que coordenou a visita do grupo de cooperados, diz que o programa tem por objetivo mostrar como funciona e são geridos os processos das áreas da Cooperativa, e a área de logística é mais abrangente atendendo toda a produção das industrias e integrações, uma vez que sem logística não tem como produzir e comercializar.

O programa Coopera é inovador, de longa duração e tem por objetivo estabelecer vínculos com a nova geração de líderes e cooperados”, destaca Elizete.