IDR-Paraná presente na Expogoio 2023

A Expogoio 2023 representa o maior evento do setor agropecuário da Região de Campo Mourão, realizado entre os dias 10 a 14 de agosto, numa realização da Sociedade Rural de Goioerê, com apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento – Seab, que através do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IDR-Paraná, apresentou as ações, projetos e políticas públicas direcionadas aos agricultores e pecuaristas de nosso Estado.

A Via Rural foi novidade positiva da edição anterior e reinstalada neste ano, sendo um espaço reservado ao IDR-Paraná e parceiros para apresentar a diversidade de oportunidades e ações para região. O destaque foi a montagem de uma maquete ambiental sobre a recuperação e proteção de nascentes através da tecnologia solo-cimento, acompanhada de um monjolo e uma roda d’água, o que despertou grande interesse do público, especialmente crianças. Também foram distribuídas mudas de espécies nativas cedidas pelo Instituto Água e Terras do Paraná, também foram apresentados na Via Rural: Programa Renova Paraná, de fomento a instalação de energias renováveis nas propriedades rurais, especialmente energia solar; Programa Trator Solidário; Programa Irriga Paraná; Projeto Olericultura, através do cultivo hidropônico de hortaliças; Programa Inseminação Artificial – PIA; Projeto Mandioca Renda e Mesa, com  diversas cultivares de mandioca, tanto para uso industrial como para mesa; diversificação com a apicultura.

O IDR-Paraná também ficou responsável pela organização da Feira da Agroindústria Familiar, com participação de 09 produtores de 07 municípios do Paraná. O Projeto Agroindústria apresentou ainda todo o processo de recebimento de leite e fabricação de queijo, através de um óculos virtual, onde o público pode “percorre” o interior da indústria queijeira.

O Ciclo de Palestras Agropecuárias, que neste ano completou sua 20ª edição, sempre organizado pelo IDR-Paraná que organizou dia 10 no período da tarde o tema “Fortalecimento das Organizações Rurais para Acesso aos Mercados Institucionais”, onde o agricultor e presidente da cooperativa de Agricultores familiares COAPROCOR, de Corumbataí do sul, apresentou de forma brilhante a importância da união de pequenos produtores para a diversificação da agricultura familiar, viabilizando a produção e comercialização de sua produção. O extensionista Elzo Nunes Alves, técnico do IDR-Paraná, discorreu sobre um importante canal de comercialização, ou seja, os CEASAS do Paraná, que estão abertos a receberem a produção dos agricultores familiares. Por fim, a Engª. Agrônoma Losani Perroti, da Agencia de Defesa Agropecuária do Paraná, tratou o tema “Cuidados no Uso de Agrotóxicos na Olericultura”, o que é necessário saber para uma produção segura de hortaliças e frutas.

O segundo dia foi dedicado ao Projeto Produção Sustentável de Grãos. O economista Marcelo Garrido, chefe do Departamento de Economia Rural – DERAL, da SEAB, apresentou um diagnóstico sobre a produção paranaense, muito diversificada, e as perspectivas de mercado para comercialização de soja e Milho. A assessora de crédito  rural  da Sicredi, Adriana  Cremoneze, trouxe importantes informações sobre o Mercado do Crédito Rural – Plano Safra 23/24 e o Eng. Agrônomo João Ricardo Rissardo, Chefe o Núcleo da SEAB de Campo Mourão, apresentou os eixos temáticos que embasam os trabalhos desta secretaria para implementação de políticas públicas de desenvolvimento rural.

Ainda no dia 11, o desafio foi abordar o tema “Eficiência da Pulverização e Redução de Deriva: a importância de um pulverizador bem regulado”, o que prendeu a atenção de todos os presentes. No período da tarde, inovando nesta edição, foi realizado uma dinâmica de campo, com os seguintes temas: “Bicos de Pulverização: alternativas para redução de deriva”; Inovação na Avaliação e Regulagem da Vazão de Pulverização com o uso do Fluxin”; Uso do Drone em Pulverizações Agrícolas”.

Por fim, registramos a presença da raça Purunã pela segunda vez na Expogoio, raça da pecuária de corte desenvolvida pelo IDR-Paraná, resultado do cruzamento das raças Caracu, Canchim, Aberdeen Angus e Charolês.

Os trabalhos foram conduzidos e apresentados pelo Gerente regional de extensão rural do IDR-Paraná Jairo Martins de Quadros, pelos coordenadores regionais de projetos Sandro Cesar Albrecht e Kenji Assami e pelos extensionistas Eduardo Campos Barbosa, José Claudio do Prado, Clóvis José Rosa, Fernando Alves, Thales H. F. Quadros, Mateus Vilarindo, José Aloizio Basaglia, Silmara Basaglia, e Salvador Antonio Sarto, este dois últimos da unidade de extensão rural de Goioerê.

Fonte-unidade de extensão rural de Goioerê e unidade regional de extensão rural de Campo Mourão.

WhatsApp