IBGE inicia treinamento de agentes censitários que atuarão na Comcam

Está acontecendo em Campo Mourão, o treinamento do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que tem o objetivo de preparar os recenseadores que irão atuar no Censo deste ano nas 25 cidades da região Comcam. O Censo começa no dia 1º de agosto.

Marcos Vinicius Vicente, coordenador do IBGE em Campo Mourão, cita que o treinamento é mais uma etapa do processo seletivo, que culminará com a contratação dos recenseadores. “Só depois desse treinamento, e com êxito, é que eles serão contratados”, destaca.

Durante o treinamento, é falado sobre a conduta do recenseador, bem como são apresentados questionários básico e amostra, espécie de unidade visitada, domicílio, morador, abordagem a indígenas e quilombolas entre outros assuntos. Também são realizadas simulações no aparelho de coleta que será utilizado durante o Censo.

Em Goioerê, serão 28 pessoas trabalhando no Censo deste ano, coletando informações e dados que vão mostrar a quantidade de habitantes da cidade, bem como o perfil de cada morador, grau de escolaridade, religião, salário, entre outros dados interessantes.

Os agentes censitários municipais ficarão responsáveis pelos postos de coletas, enquanto os supervisores serão responsáveis pela supervisão da coleta e pela Pesquisa Urbanística de Entorno, que verifica a infraestrutura dos municípios, como pavimentação, arborização, presença de calçadas, pontos de ônibus entre outras coisas.

O treinamento, iniciado na última segunda-feira, tem encerramento previsto para esta sexta-feira.