Hemonúcleo faz apelo: órgão precisa de doadores de sangue A e O negativo

O Hemonúcleo de Campo Mourão está apelando por doadores de sangue O e A negativo. Segundo o órgão, devido à alta taxa de infectados pela Covid-19 nos últimos dias, tem sido baixa a procura para doação de sangue.

A diretoria da unidade informa que necessita com urgência de doações, especialmente dos tipos ‘A’ e ‘O’ Negativo. “Quem puder, nos ajude”, diz nota emitida pelo órgão.

CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP

Os interessados em doar poderão obter maiores  informações pelo telefone (44) 3525 1102. As doações nesse momento de pandemia são feitas apenas por meio de agendamento pelo link:

www.saude.pr.gov.br/Pagina/Doacao-de-sangue

COVID: – O Hemepar diminuiu de 30 para 10 dias o período de espera para quem teve Covid-19 poder doar sangue. A contagem começa a partir da recuperação completa da doença.

Mesmo quem esteve assintomático e testou positivo para a doença deve esperar os 10 dias para voltar aos Hemocentros ou unidades de coleta de sangue.

Para pessoas que tiveram contato próximo a um caso confirmado deverão ser consideradas inaptas pelo período de 7 dias após o último contato com essas pessoas. Não apresentando nenhum sintoma, pode doar.

Aqueles que permaneceram em isolamento voluntário ou indicado por equipe médica devido a sintomas de possível infecção deverão cumprir o isolamento indicado e só depois estarão aptos a doar.

O Hemepar seguirá este novo prazo, reforçando que quem recebeu a vacina contra a Covid-19 deve esperar sete dias. E quem se vacinou contra gripe, 48h.

PARA DOAR – Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade com autorização e presença do responsável legal. Os doadores maiores de 59 anos devem, preferencialmente, permanecer em casa durante a pandemia.

O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).