Governo nomeia 32 docentes e 31 agentes universitários para atuação na Unespar

O Governo do Paraná nomeou nesta semana 63 profissionais para atuação na Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Os 32 professores e 31 agentes universitários irão atuar na carreira técnica e profissional. Os servidores foram aprovados por meio de concursos públicos realizados em 2022, que também resultaram na nomeação de 58 professores e 40 agentes universitários em outubro de 2023.

Os professores serão responsáveis por ministrar disciplinas em diferentes áreas do conhecimento, inclusive Língua Brasileira de Sinais (Libras), e irão atuar nos dois câmpus de Curitiba e nos localizados nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória.

Os cursos que serão beneficiados pelas contratações dos docentes são: Administração, Artes Cênicas, Artes Visuais (bacharelado e licenciatura), Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Cinema e Audiovisual, Dança, Direito, Enfermagem, Engenharia de Produção, Filosofia, Geografia, História, Letras (Espanhol, Inglês, Português, Português/Espanhol e Português/Inglês), Matemática, Museologia, Música, Pedagogia, Secretariado Executivo Trilíngue, Serviço Social, Teatro e Turismo.

Os novos agentes universitários são administradores, advogados, analistas de informática, arquitetos, assistentes sociais, comunicadores, contadores, economistas, engenheiros civis, pedagogos, psicólogos e secretários executivos.

A previsão é de que os servidores sejam convocados para a posse a partir da próxima semana, seguindo a orientação técnica da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência do Paraná (Seap).

LGU – A contratação está dentro da Lei Geral das Universidades (LGU), de 2021. A medida reforça a autonomia administrativa, didático-científica e de gestão financeira e patrimonial das universidades estaduais do Paraná.

A LGU tem a função de padronizar a gestão de pessoal e possibilitar o controle de lotação dos servidores de cada universidade, incluindo a realização de concursos públicos, observando o limite de 80% do respectivo quantitativo de cargos.

MAIS VAGAS – A Unespar está realizando mais um concurso público, na fase de aplicação de provas, para contratação de mais 86 docentes das áreas de Administração; Artes Cênicas; Artes Visuais; Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Cinema e Audiovisual; Dança; Direito; Educação Física; Enfermagem; Filosofia; Geografia; História; Letras – Espanhol; Letras – Português/Inglês; Letras – Português; Letras; Língua Brasileira de Sinais; Matemática; Música; Pedagogia; Química; Secretariado Executivo; Teatro; Turismo e Eventos e Turismo e Negócios.

NÚMEROS – Em dezembro de 2023 a Unespar completou 10 anos de credenciamento como instituição. A universidade conta, atualmente, com 176 agentes universitários e mil docentes, destes 624 são efetivos e 376 temporários. São mais de oito mil alunos matriculados nos sete câmpus, número que irá aumentar após a matrícula dos calouros de 2024.