Governador discute parcerias ambientais com o velejador Vilfredo Schürmann

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta segunda-feira (1º) a visita do velejador e empresário catarinense Vilfredo Schürmann, patriarca da primeira família latino-americana a circunavegar o mundo a bordo de um veleiro – feito que os Schürmann já realizaram três vezes nos últimos 40 anos. No encontro, Ratinho Junior e Schürmann discutiram possíveis parcerias na área ambiental, entre elas o projeto “Voz dos Oceanos”, iniciativa da família que combate a poluição nos mares, em especial o lixo plástico, que causa uma série de prejuízos, principalmente à fauna.

CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP

Ratinho Junior ressaltou ao velejador o potencial do Paraná para o turismo sustentável. E não só no Litoral, onde a Família Schürman já tem ações de limpeza das praias, como na Ilha do Mel, mas também na região Noroeste, onde estão as praias de água doce do Rio Paraná. O governador também destacou o potencial da Grande Reserva da Mata Atlântica, que com um trabalho intenso de fiscalização viu a área desmatada cair 71,5% em 2023.

SIGA- NOS NO INSTAGRAM

“O Paraná foi eleito três vezes seguidas o estado mais sustentável do Brasil. Por isso a ideia de se poder criar políticas públicas em cima dessa experiência que a família Schürmann teve ao redor do mundo, para podermos linkar turismo de natureza, cuidado ambiental, com desenvolvimento econômico de algumas regiões do Estado. Foi uma oportunidade muito boa ouvir o seu Vilfredo e, automaticamente, começar a pensar em alguns projetos”, afirmou o governador.

“Já temos grandes exemplos na área de sustentabilidade, que é exatamente o que a família leva para o mundo todo. A ideia é com essa possível parceria mostrar isso não só para os paranaenses”, completou.

Para o secretário de Estado de Planejamento, Guto Silva, a imagem dos Schürmann, cuja família é embaixadora da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Meio Ambiente, casa muito bem com a de sustentabilidade do Paraná. “Ter a parceria de uma figura internacional como os Schürmamm, que divulgam projetos no mundo todo, é um selo a mais para contarmos esses bons casos que temos no Paraná”, avaliou. “Com esse casamento podemos gerar ações para projetar a imagem do Paraná e ao mesmo tempo trazer melhorias para o dia a dia da nossa população.”

Vilfredo Schürmann, por sua vez, também destacou o potencial do Paraná de desenvolver o turismo sustentável, em especial o turismo náutico. Por isso, acredita o velejador, a parceria do Governo do Paraná com a Família Schürmann tem tudo para ir adiante.

“Estou muito animado. O governador Ratinho Junior se mostrou muito aberto. Viemos aqui explicar o que estamos fazendo pelo meio ambiente, com a nossa ONG e nossa experiência viajando o mundo nos últimos 40 anos”, comentou o patriarca. “Várias ideias surgiram nessa conversa. Falei para o governador que o Paraná é muito bonito, tem muito potencial e tem que divulgar isso para o Brasil e para o mundo”.

PRESENÇAS  Participaram da reunião o secretário de Comunicação, Cleber Mata; o diretor-presidente do Instituto Água e Terra (IAT), Everton Souza; o presidente da Sanepar, Cláudio Stabile;  e a diretora-geral da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Louise da Costa Garnica.