Fertilidade ganha destaque em Dia de Campo da Copacol

Além do cuidado diário, um dos principais fatores que contribui para altas produtividades é a condição do solo, seus nutrientes, a qualidade física. A fertilidade, quando bem manejada, traz resultados significativos para o produtor, em produtividade e rentabilidade.

Em busca de resultados cada vez melhores, a Copacol realiza estudos técnicos no CPA (Centro de Pesquisa Agrícola), em Cafelândia, com o objetivo de identificar melhores práticas no campo. Os resultados dos testes e estudos são compartilhados com os 6,7 mil cooperados.

Com foco na cultura do milho, a Copacol realizou nos dias 16 e 17 de março, o 2º Dia de Campo Fertilidade, com a participação de cooperados do Oeste e do Sudoeste do Estado. Os agricultores foram divididos em grupos e puderam acompanhar as palestras realizadas simultaneamente nos estandes preparados no Centro de Pesquisa.

 

Vários assuntos foram abordados nas palestras: uso de fertilizante orgânico como estratégia para redução de custos de adubação, corretivos e condicionadores de solo como base da produtividade, manejo de adubação fosfatada e potássica em sistemas de cultivo, e sistemas de elevada rentabilidade financeira.“A construção de um solo fértil é a base para obtermos altas produtividades. Com um solo melhor estruturado, o produtor vai conseguir explorar ao máximo o potencial produtivo das cultivares. O momento que estamos passando é bastante oportuno por conta dos custos dos fertilizantes, e faz refletir sobre as melhores práticas e estratégias que possibilitem produzir com preços adequados”, enaltece Tiago Madalosso, gerente técnico agrícola.

 

PRODUTIVIDADE

Na oportunidade, o diretor-presidente Valter Pitol destacou a oportunidade de voltar aos encontros presenciais e a importância das informações disponibilizadas aos produtores. “Após dois anos impossibilitados de realizar eventos a campo, temos a oportunidade de reunir os produtores e apresentar novas tecnologias agrícolas. As pesquisas desenvolvidas aqui no CPA são fundamentais para que a Cooperativa ofereça as melhores práticas agrícolas que possam sustentar os negócios dos cooperados. Qualidade e produtividade é nosso objetivo”, destaca Pitol.

 

COOPERAÇÃO

O cooperado de Palmitolândia, Tupãssi, Maicon Luiz Gottardi, participou do evento e destacou a importância das informações apresentadas pela equipe da Cooperativa. “Sempre que nós acompanhamos eventos como esse aprendemos algo novo, que levamos para as propriedades. A Copacol sempre nos traz práticas agrícolas, embasadas nas pesquisas do CPA, que auxiliam no dia a dia e que possibilita alcançarmos melhores resultados a campo”.

José Lauri Scholz, de Toledo, esteve acompanhando pela primeira vez um evento técnico realizado pela Cooperativa. Há um ano atendendo na região de Bom Princípio, a Copacol recebeu vários cooperados que avaliaram de maneira positiva os trabalhos da equipe do CPA. “Nós havíamos acompanhado apenas os eventos on-line, que eram muito importantes também. Mas é diferente acompanhar pessoalmente, observando os experimentos e acompanhando as apresentações da equipe, vendo de perto o sistema da Cooperativa de levar as informações técnicas para os cooperados. Foi uma experiência muito boa participar deste dia de Campo”.