Em visita ao Show Rural, Beto reafirma compromisso com setor

Ao visitar o Show Rural Coopavel de Inverno nesta quinta-feira (25), em Cascavel, o ex-governador Beto Richa reafirmou seu compromisso com a agropecuária paranaense, segmento que ele apontou como essencial para o desenvolvimento econômico do Estado.
“A força do agronegócio cria empregos e renda, melhora a qualidade de vida de milhões de paranaenses e gera divisas para o País”, disse Richa, que é candidato a deputado federal pela Federação PSDB/Cidadania.
Em entrevista à imprensa, Richa lembrou que seu governo foi parceiro do campo, implementando políticas, obras e programas de apoio ao agronegócio, às cooperativas e à agricultura familiar.
A construção de 13.500 casas rurais – num programa de habitação que foi o maior já executado no Estado -, a readequação de 3.200 km de estradas rurais e a concessão de subsídios ao calcário e ao óleo diesel para o produtor rural foram algumas das iniciativas do governo Beto Richa em favor do setor.
Paralelamente, o governo executou programas de assistência técnica e de capacitação para o manejo de solos que contribuíram para elevar a produtividade do campo.
A criação da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária Paranaense) abriu as portas para que o Estado obtivesse o status de área livre de febre aftosa sem vacinação e a capitalização do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo-Sul) em R$ 200 milhões permitiu que a instituição ampliasse a oferta de linhas de financiamento das cooperativas e de empresas rurais.
Por fim, seu governo investiu pesado na modernização do porto de Paranaguá, com as operações de dragagem dos canais de acesso, a ampliação do cais e a compra de modernos shiploaders. “Isso pôs fim às filas de caminhões e reduziu o tempo de espera dos navios. Assim, reduzimos os custos dos operadores e, sobretudo, do produtor rural paranaense, tornando nossa produção mais competitiva nos mercados internacionais”, disse Richa.
Ele reiterou seu compromisso com o setor rural, enfatizando que, como deputado federal, “vou defender em Brasília as causas do produtor e do homem do campo, valendo-me de minha experiência na vida pública e minha determinação de seguir em frente na luta por um Paraná melhor e mais justo”.