Em 10 dias, comando geral da PM deve anunciar CIA Independente em Goioerê

O comandante geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, esteve em Goioerê nesta quinta-feira, oportunidade em que confirmou a realização de estudos para verificar a possibilidade da criação de uma Companhia Independente da PM no município.

“Eu pedi um prazo de dez dias para apresentar o resultado deste estudo, mas já adianto que é possível sim. Vamos fazer uma readequação de efetivo e logística para que isso aconteça. Só vou verificar com mais cautela para não geramos uma expectativa que não seja correspondida”, disse o comandante.

De acordo com o oficial, que aproveitou a visita para conhecer toda a estrutura da 2ª CIA da PM de Goioerê, a região está crescendo bastante e os municípios vizinhos carecem de um reforço de policiamento, o que será possível com a criação de uma companhia independente.

O prefeito Betinho Lima diz que o projeto está caminhando a passos largos e vem sendo consolidado a cada dia. “Esse é um projeto que nasceu ainda lá trás, quando eu estava na assessoria do governador Ratinho Júnior. Fico feliz que a cada dia que passa a gente vê os avanços e a consolidação dessa proposta”, disse o prefeito.

Betinho lembra que com a elevação, a 2ª CIA que hoje é subordinada ao 7º Batalhão da PM de Cruzeiro do Oeste, receberá autonomia administrativa, o que otimizará vários aspectos do trabalho policial, como a aquisição de equipamentos, veículos e armamentos, bem como o aumento de contratação de policiais. Em se confirmando, a unidade vai atender, além de Goioerê, os municípios de Moreira Sales, Quarto Centenário, Mariluz, Rancho Alegre D’Oeste, Juranda, Janiópolis e Boa Esperança.

O prefeito de Moreira Sales, Rafael Bolacha, representando os demais gestores da região, disse que a criação da CIA Independente é um sonho e que sua confirmação dará maior autonomia, maior efetivo e mais recursos. “Esse é um sonho e nós estamos trabalhando e torcendo para realizá-lo. Hoje demos mais um passo importante”, citou.

O coronel Carlos Alberto, do 3º Comando Regional da Polícia Militar – CRPM – disse que com base nas informações levantadas até agora, inclusive junto aos prefeitos dos municípios que congregam a região, é possível sim a criação da CIA Independente. “A partir de agora vamos fazer uma análise mais profunda, buscando tornar realidade essa pretensão da região”, citou ele.

O deputado estadual ‘Soldado Adriano José’, que na capital do estado, também articula a criação da CIA Independente, destacou que essa pretensão não se trata de um projeto apenas para atender Goioerê, mas toda a região. “Não estamos falando de uma proposta isolada, para beneficiar apenas uma cidade, mas pelo menos 8 municípios, por isso tem nosso apoio”, comentou.

Para o Capitão Renato Moreira do Espírito Santo, comandante da 2ª CIA da PM de Goioerê, com a criação de uma companhia independente, será possível melhorar a estrutura de policiamento, porque ela prevê um aumento não só no número de efetivos, mas também de equipamentos. “Nós estamos numa região de fronteira e com a companhia independente vamos conseguir fortalecer todo esse elo de polícia e segurança pública na região”, destacou.

 

 

2 thoughts on “Em 10 dias, comando geral da PM deve anunciar CIA Independente em Goioerê

Deixe um comentário