Dia de cooperar: cooperativas se unem para comemorar data

Neste sábado, dia 2 de julho, a partir das 10h, em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida, em Cascavel, as cooperativas Cresol, Coopavel, Uniprime, Unimed, Sicoob Credicapital, Sicredi, Lar, Cotriguaçu, se unem em prol do dia de cooperar, que visa enfatizar o papel social destas instituições.

Reconhecido nacionalmente, o primeiro sábado de julho, é lembrando pelas cooperativas como um ato de celebrar a atuação das cooperativas e seu compromisso com as comunidades. Em prol de manter este legado, a programação do próximo sábado, em Cascavel, está bem ampla: prestação de serviços da saúde e beleza, educação financeira, divulgação de oportunidades de trabalho, espaço kids e do artesanato, pintura infantil, espaço da gastronomia, atrações musicais, recolhimento de lacres, tampinhas, pilhas e baterias, exposição e adoção de animais, dentre outras atividades. As atividades são gratuitas, (exceto a gastronomia), e seguem até as 15h.

Voluntariado – A iniciativa também inclui ação de voluntariado, neste ano o foco foi a arrecadação de materiais de higiene pessoal e de limpeza para as dezenas de famílias de catadores de materiais recicláveis de Cascavel, produtos distribuídos às famílias que atuam nos quatro ecopontos da cidade. Para aqueles que quiserem serão aceitas doações também no dia, inclusive de alimentos. Os pontos de coleta estão em todas as cooperativas participantes do evento.

Entenda: o que é o dia C: – É um projeto contínuo da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), que tem como compromisso buscar um mundo mais democrático. É a essência do cooperativismo colocada em prática: com o Dia C as cooperativas fortalecem o importante papel social cooperativista por meio de ações de responsabilidade social e voluntariado.

O cooperativismo é pautado nos valores: adesão livre e voluntária, gestão democrática, participação econômica, autonomia e independência, educação, formação e informação, intercooperação e o Interesse pela comunidade.