‘CPI’: vereadores assinam Comissão de Inquérito para investigar crise na Santa Casa
Os vereadores de Goioerê decidiram nesta quarta-feira, pela aprovação de uma CEI – Comissão Especial de Inquérito – para apurar as graves denúncias de irregularidades na Santa Casa.
CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP
A entidade, que mantém um dos hospitais mais importantes da região, enfrenta vários problemas, como falta de médico e falta de recursos para a compra de insumos e até produtos para alimentação.
A situação se agravou no último domingo, quando, por falta de um médico obstetra, um bebê, ainda no ventre de sua mãe, morreu com sete semanas de gestação. O caso foi parar na Polícia e no Ministério Público.
Segundo os vereadores, a finalidade da comissão será de investigar possível negligência da empresa Samais, contratada para administrar o hospital, bem como eventuais outros crimes e procedimentos irregulares, a partir de denúncias recebidas da comunidade.
Para realizar seu trabalho a Comissões Especial de Inquérito pode fazer verificações contábeis, requisitar documentos e pedir explicações, além da convocação de testemunhas a depor. Diretores da Santa Casa também serão ouvidos.
Ao final da CEI será feito o relatório final que, se for o caso, será também encaminhado ao Ministério Público para que promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores.
O pedido da CEI foi assinado pelos vereadores Luci Alvino, Fábio Plaza, Ricardo Martins, Helton Maia, Professor Paraíba, Marcio Lacerda, Fabiano Barbosa e Patrick Peloi. O documento será lido na sessão da próxima segunda-feira, 9, quando a mesma será instalada com a indicação dos membros.