Copacol: tendências de mercado e novas tecnologias agrícolas são apresentadas no 32º Dia de Campo

Cooperados de diversas cidades de região oeste e sudoeste do estado marcaram a retomadas das atividades presenciais do tradicional evento agrícola da Copacol. A 32ª edição do Dia de Campo reuniu, nesta quarta-feira (11), 1,2 mil produtores rurais.
Neste primeiro dia, os participantes acompanham a abertura oficial do evento, que contou com a participação da Diretoria Executiva da Copacol, além de conselheiros de administração e fiscais. As atividades iniciaram com a apresentação do cenário e as perspectivas do mercado agrícola, com o especialista Étore Baroni. Ele abordou temas importantes para a agricultura brasileira, destacando os resultados da última safra e a expectativa do aumento da produção de soja para este ano.

“Tivemos uma mudança climática significativa entre as safras que proporcionaram uma expectativa boa de safra cheia, pois as condições favoreceram os produtores em sua maioria. Além disso, ainda encontramos preços agrícolas bons para negociação, gerando rentabilidade para os produtores”, explica Baroni, destacando o aumento das demandas internas e de exportações, que mantém os preços comerciais de grãos em bons níveis de negociação.

Os cooperados também participaram as apresentações técnicas dos ensaios realizados pela equipe do CPA (Centro de Pesquisa Agrícola) da Copacol. As palestras simultâneas abordaram temas sobre a importância do uso de herbicidas pré-emergentes no manejo de plantas daninhas da lavoura, a estrutura adequada do solo e a dinâmica de nutrientes em diferentes sistemas de produção, e como superar o complexo de enfezamentos e viroses do milho. Outras palestras ainda destacaram a qualidade da semente da soja e as novas biotecnologias, e contemplaram as cultivares de soja preparadas.

O produtor da Unidade de Bom Princípio (Toledo), Geraldo Hardi Weisheimer, participou pela primeira vez do evento e ficou satisfeito com o resultado. “Para mim é um orgulho ser cooperado da Copacol, pois desde quando a Cooperativa chegou em nossa região tenho recebido orientações técnicas que tem melhorado cada vez mais os resultados da produção. E ver isso tudo aqui de perto é importe para que possamos continuar produzindo com qualidade”, enaltece.

O Dia de Campo Copacol terá continuidade nesta quinta-feira (12) para os cooperadas das unidades de Formosa do Oeste, Nova Aurora, Cafelândia, Cascavel, Capanema, Alto Faraday e Planalto. O evento começará às 7h30 com a recepção dos produtores.