Copacol: suinocultores recebem novas orientações sobre a atividade

Em todas as atividades de produção animal ocorrem constantes mudanças, principalmente com relação aos manejos com os animais e os cuidados com as instalações, que refletem diretamente nos resultados.

Por isso, a Copacol orienta constantemente sobre inovações na suinocultura, com foco na qualidade do produto que chega ao consumidor e também na rentabilidade dos cooperados.

Na quinta-feira, 3, a equipe técnica da Cooperativa, junto à Central Frimesa, esteve reunida na Aercol em Cafelândia e em Nova Aurora para apresentar aos suinocultores informações importantes sobre a atividade. “Devemos estar sempre nos informando sobre a nossa atividade. Tudo que nós aprendemos faz agregar valor ao nosso trabalho e faz melhorar nossos resultados. Sempre tentamos fazer o melhor para que possamos continuar investindo na atividade”, diz Vânia Feitosa, cooperada de Cafelândia.

Na abertura, o gerente da integração de suínos e leite, Leonardo Dornelles, falou sobre os bons resultados obtidos em 2021, fazendo um comparativo com os anos anteriores e enaltecendo o crescimento da atividade, o aumento de produção e, consequentemente, a rentabilidade dos produtores.

Caio Domingues de Macedo, supervisor da assistência técnica da Copacol, falou sobre a Portaria 265, publicada pela Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) que considera a necessidade de regulamentação de ações e manejos de biosseguridade em todos os ciclos de produção de suínos.

SUÍNO CERTIFICADO FRIMESA
Para garantir a qualidade da carne consumida por milhares de famílias, no Brasil e no mundo, a Central desenvolve o Programa Suíno Certificado Frimesa, que garante a excelência dos processos em todas as etapas de produção, principalmente no ciclo de terminação.

A médica veterinária e auditora pelo programa da Frimesa, Angélica Schmeing Moser, enalteceu a importância de seguir todas as orientações que visam as boas práticas de produção e que são fundamentais para a comercialização dos produtos. “Nossa responsabilidade com este programa é agregar valor aos nossos negócios e que é um diferencial no mercado, para grandes processos de negociação em exportação, por exemplo. Isso nos torna mais competitivos no mercado, afinal envolve toda a cadeia produtiva, desde a unidade de produção de leitões até a indústria”, afirma Angélica.

IMPORTÂNCIA DOS 5S
A médica veterinária da Copacol, Glaci Adelia Kasper Ertel, apresentou aos cooperados a importância da organização dentro e fora das pocilgas, as boas práticas que podem agregar valor na atividade e gerar maior rentabilidade, principalmente segurança alimentar e qualidade da carne. Além disso, ela abordou sobre a limpeza dos galpões, saúde e práticas de higiene do colaborador que realiza os manejos, entre outros fatores importantes que são fundamentais para manter os bons resultados da atividade.