Copacol: suinocultores devem ficar atentos à novas portarias

Na live da suinocultura digital realizada na noite de quinta-feira 12, foram abordados os temas, manejos de pré-abate e carregamento de suínos.

Mediada pelo supervisor de suínos e leite da Copacol, Caio Domingues de Macedo, a medica veterinária, Glaci Kasper Ertel, apresentou as novas normas e legislações que devem ser seguidas pelos produtores.

As mais recentes portarias, a IN 113 que entrou em vigor em janeiro de 2021, e a portaria 365, que está em vigência desde o dia 1º de agosto deste ano, foi o principal objetivo do evento. São normas que estão diretamente ligadas aos manejos do pré-abate até o carregamento dos suínos, sempre prezando pelo bem-estar animal.

De acordo com Glaci, acima de tudo está preocupação com o impacto sobre a cadeia produtiva, bem como conscientização da importância do papel de cada um no acompanhamento de todo o processo produtivo que inclui, manejo pré-abate e carregamento dos animais.

“As referidas portarias que já estão em vigor, é nosso foco no momento, por isso optamos em apresentar aos nossos suinocultores através deste evento digital, as novas formas de atuação na prática dos manejos e quanto ao cumprimento das mesmas. Diante disso, apresentamos aos produtores as suas principais responsabilidades e mostramos a eles que bem-estar animal, é sinônimo de produtividade e lucratividade e não somente uma nova legislação”, destaca a medica veterinária.

Por sua vez o supervisor de suínos e leite, Caio Domingues de Macedo, avalia de forma positiva a realização de mais esse evento digital. Ele agradece os produtores pela participação e coloca toda a equipe à disposição para possíveis dúvidas que o suinocultor possa ter com relação ao assunto.