Copacol: suinocultor entrega primeiro lote e se destaca como melhor do mês

A melhor pontuação da suinocultura da Copacol no mês de outubro vem do município de Quarto Centenário. Em seu primeiro lote de suínos entregues à Cooperativa, o cooperado Fábio Faria de Oliveira superou os demais produtores que também entregaram suínos no período. Ele obteve expressivos 635 pontos de IEP (Índice de Eficiência Produtiva).

Logo na sequência vem o produtor, Wagner Augusto Tesolin, de Iracema do Oeste, que obteve 634 pontos. Rosinei Alves, cooperado de Nova Aurora, em terceiro lugar ficou com 618 pontos, Outro produtor de Nova Aurora, Jair Ireneu Felipe, alcançou 613 pontos e Joarez Pedro De Ré de Cafelândia obteve 609 pontos.

Neste período também foi avaliado o crescimento diário dos suínos. Wagner Augusto Tesolin, obteve com seus animais obteve um crescimento médio diário de 857.612 gramas, Fabio Faria de Oliveira, alcançou 857.136 gramas, Jair Irineu Felipe, com 852.480 gramas, o produtor de Jesuítas, Benedito José de Souza, alcançou 840.232 gramas e Flavia Bonesi Piovezan de Moreira Sales, obteve um crescimento diário de 831.892 gramas.

Quando se trata de conversão alimentar, os melhores resultados ficaram para os produtores: Fábio Faria de Oliveira, com 2.541 Kg, Rosinei Alves, 2.582 Kg, Lucídio Grigio de Cafelândia com 2.593 Kg, Mariade Fátima Sandrin Guerra de Jesuítas com 2.593 Kg Joarez Pedro De Ré com 2.596 Kg e Wagner Augusto Tesolin com 2.602 gramas.

O suinocultor Fábio, destaque do mês, é só gratidão. Segundo ele que está iniciando na atividade, não esperava que logo no primeiro lote pudesse alcançar expressiva pontuação.

Dos dois galpões construídos recentemente com capacidade de alojamento de 1,2 mil animais cada, apenas um foi alojado e apesar da pouca experiência ele comemora o bom resultado que segundo ele, é fruto do trabalho do sogro josé e da sogra Neuza que lidam com os suínos no dia a dia, bem como da boa assistência técnica da Copacol.

“Aproveitei a oportunidade oferecida pela Copacol e estou realizando um sonho que tenho desde criança, que é me tornar um suinocultor. Vejo esse resultado como uma surpresa agradável, uma vez que ainda não temos experiência. Isso nos motiva muito e nos desafia ainda mais”, pondera.

Neuza Maria Nobre, com o esposo José se revezam nos afazeres do dia a dia nas granjas. Ela é só alegria. “Ainda não temos experiência, mas temos muita força de vontade, acredito que isso tenha feito a diferença. Gratidão pela boa assistência técnica, pois o pouco que sabemos vem das orientações da Cooperativa. Agradeço ao Fabio pela confiança depositada em nosso trabalho e à Diretoria da Cooperativa pela oportunidade”, destaca.

Para Mariana Schneider, extensionista que atende o produtor, é um orgulho muito grande ver o resultado que está sendo colhido por mãos de pessoas que estão iniciando na atividade. “Acompanhei todo o ciclo do lote e vi o empenho deles, sabia que iria ser algo bom, mas não imaginava esse grande resultado, realmente eles fizeram a diferença. São instalações novas, com piso grelhado, um diferencial que facilita a mão de obra, comedouros modernos, enfim foram vários fatores, mas acima de tudo estão as mãos de quem cuida”, ressalta.