Copacol Selo Social: produtores devem fazer a fixação da soja até o dia 30

Os cooperados da Copacol tem até dia 30 deste mês para fazer a fixação da soja entregue na Cooperativa na safra 20/21, para que possam receber o benefício do Selo Social, que é um programa do governo federal para incentivo aos produtores da agricultura familiar. O mesmo garante o pagamento de um bônus por saca de soja entregue à cooperativa.

Para ter acesso a esse benefício, além de ter feito o cadastro, o cooperado deve fazer a fixação da sua produção de soja da última safra ainda este mês.

O Selo Social é programa do governo federal para incentivo aos produtores da agricultura familiar, que oportuniza a participação no mercado de biocombustíveis do país. A soja será direcionada para a produção de biodiesel. “O Selo Social beneficia os pequenos produtores com um bônus na saca da soja.

De acordo com o gerente técnico, Tiago Madalosso, para receber o bônus de R$ 1,50 por saca de soja, é necessário que o produtor faça a fixação da sua soja até o dia 30 de novembro.

“Não fazendo a fixação, o bônus se expira, uma vez que essa é uma regra do programa Selo Social, por isso alertamos o cooperado sobre esse benefício. Em caso de dúvida, o produtor deve procurar o Departamento Técnico para mais informações”, alerta Tiago.

COMO FUNCIONA
Para receber o benéfico, o produtor deve ter realizado o cadastro no ano passado, além de estar apto ao Pronaf (Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar), estar com DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) registrada na base de dados do Ministério da Agricultura e ser um cooperado Copacol. Já para receber o benefício do Selo Social em 2022, os produtores devem ter feito o cadastro em julho deste ano.