Copacol: programa Herdeiros do Campo é apresentado pelo Senar

Com o objetivo de apresentar o Programa Herdeiros do Campo, a Copacol e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) promoveram, na manhã desta sexta-feira, um encontro para colaboradores e instrutores.
A ação visa preparar pais e filhos para o planejamento sucessório considerando três principais pontos: família, negócios e a propriedade como patrimônio. Os treinamentos são direcionados para famílias rurais com o intuito de envolver gerações e dar continuidade à empresa rural. “O programa leva à família decidir, de forma comum, quem será este sucessor, ou seja, quem está mais preparado para assumir este papel. Consequentemente as cooperativas tem suas estratégias para profissionalizar esse futuro produtor com competências mais atualizadas para progredir dentro do campo”, afirma o assessor da Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), Antônio Leonel Palone.

OUTRAS ETAPAS
Em breve, os cooperados serão convidados a participar de atividades relacionadas ao Programa Herdeiros do Campo. Serão formados grupos entre 20 e 30 alunos: poderão participar de dois a quatro membros de cada família que estejam em sucessão. Os herdeiros devem ter a partir de 15 anos. “Todos esses investimentos que acontecem, coletivo ou individual, precisam ter continuidade para que os negócios sejam concluídos, garantindo um futuro em seus empreendimentos familiares. Nós não podemos esperar acontecer a sucessão familiar sem um planejamento e sem um treinamento para esses futuros produtores”, explica Palone.

QUALIFICAÇÃO
A qualificação da família rural reflete diretamente qualidade de vida dos produtores. O instrutor do Senar, Luiz Antônio Tiradentes, explica que o projeto influencia no sucesso de sustentabilidade e facilita nas decisões familiares. “Quando falamos de planejamento sucessório envolvemos muitas questões delicadas de serem tratadas, inclusive questões jurídicas. O Senar vem para facilitar esse diálogo e posteriormente fazer um plano de ação que vai dar suporte para este planejamento sucessório”, diz Tiradentes.