Copacol: produtores realizam curso sobre fabricação e manutenção de tarrafas

Além de ser usada como técnica de pesca, a tarrafa é um dos instrumentos de apoio utilizados pelos piscicultores. Feita por linhas de náilon entrelaçadas, chumbadas e cordas, a rede auxilia no dia a dia dos produtores que precisam ter agilidade nos manejos da atividade.

A tarrafa é utilizada na biometria – processo de avaliação de pesagem, medição e desenvolvimento dos peixes – que precisa ser realizada constantemente pelos produtores durante o período do lote. Por ser uma ferramenta fundamental, precisa de manutenção e estar sempre conservada.

Com o objetivo de auxiliar o produtor nos cuidados, restauração e até mesmo na fabricação deste item, as integrantes do Grupo Feminino da Copacol de Alto Alegre, de Nova Aurora, se mobilizaram para organizar um curso que pudesse dar o suporte necessário aos piscicultores que precisam aprimorar o conhecimento e as técnicas de uso da tarrafa.

O projeto piloto que tem o apoio da Copacol e da prefeitura municipal de Nova Aurora, iniciou neste mês e contou com a participação de um pequeno grupo de 11 pessoas, esposas de cooperados e colaboradores. Os participantes se reuniram na propriedade da Família Roecker, em Alto Alegre, para aprender como fabricar e concertar tarrafa. As orientações e as técnicas foram repassadas por Inácio Alves, conhecedor de técnicas de confecção de tarrafas.

“Essa ideia surgiu da necessidade de ter mais conhecimento sobre a ferramenta utilizada pelos produtores. Além de ser de confecção demorada, também tem um custo alto para comprar. Com o curso, cada um poderá fazer as suas próprias de tarrafas e mantê-las em boas condições de uso”, explica Irene Roecker, integrante do grupo feminino e idealizadora do projeto.

O gerente da piscicultura da Copacol, Nestor Braun, destaca a iniciativa do grupo pela busca do aprimoramento técnico e a dedicação dos produtores na atividade. “Nós precisamos melhorar cada dia mais. Quanto mais o produtor busca alternativas que os auxiliam no dia a dia da atividade terá mais chances de alcançar melhores resultados. Manter os equipamentos em condições adequadas é fundamental para dar agilidade ao trabalho diário”, afirma.