Copacol: produtores de leite falam sobre período de transição e índices zootécnicos em capacitação

Reciclar conhecimentos é essencial para garantir bons resultados no campo. Os produtores de leite integrados da Copacol tiveram uma tarde de capacitação para falar sobre período de transição. Além disso, foi ainda uma oportunidade para eles verem os próprios índices zootécnicos e comparar como estão em relação aos outros produtores.

“É um momento proveitoso para nós trocarmos informações e sabermos como estão nossos índices zootécnicos e entender onde podemos melhorar na propriedade como um todo. É ainda uma oportunidade de aprendermos algo novo, porque muitas vezes não temos acesso a esse tipo de informação e não sabemos onde buscar. Eventos assim são uma oportunidade para termos ainda mais conhecimento”, destaca o cooperado de Nova Aurora, Guilherme Hubner.

A cooperada de Cafelândia Camila Tozo também aprovou a capacitação. “Sentimos falta desses encontros presenciais durante a pandemia e agora tivemos a oportunidade de nos reunirmos novamente. Nesses cinco anos que estamos trabalhando com a pecuária de leite sempre aprendemos algo novo. A bovinocultura é uma atividade complexa, mas depois que nos envolvemos, nos apaixonamos por ela”.

Oportunidade de melhoria

As informações foram trazidas pelo professor de Medicina Veterinária da PUC Curitiba, André Ostrensky. Ele realiza um trabalho como consultor, junto ao parceiro da Copacol Vaccinar, com os pecuaristas de leite cooperados.

“O período de transição é um momento crítico para os produtores. Nós conhecemos a realidade dos produtores da Copacol e sabemos que eles têm uma estrutura e um manejo bom. Mas trouxemos o assunto a pedido dos técnicos da Cooperativa que entenderam que com o crescimento da atividade é importante trazer o tema. Embora os produtores tenham um bom nível de conhecimento, existe sempre uma oportunidade de melhoria”, diz.

Além disso, com os resultados zootécnicos que são apresentados o produtor tem a oportunidade para ver onde ele pode melhorar. “Eles podem avaliar, junto ao técnico, onde há uma oportunidade de melhoria e ter uma visão geral dos pontos da fazenda, como os dados econômicos, reprodutivos e de dieta”.

Incentivo ao cooperado

O gerente de Integração de Suínos e Leite, Leonardo Dornelles, afirma que o intuito do treinamento foi justamente trocar ideias com o produtor, falando sobre o que pode ser melhorado. “Momentos como esse são importantes para a troca de experiências e os produtores estão vendo seus resultados e tem a oportunidade de adquirir mais conhecimento para melhorar os índices zootécnicos. Eles conseguem visualizar o indicador que está deficiente e, com isso, buscar um resultado melhor, seja em custo ou produtividade”.