Copacol: piscicultor de Cafelândia bate recorde de remuneração

O objetivo de todas as atividades da Copacol é produzir com qualidade, excelência e rentabilidade. Ao longo de todos esses anos, a evolução dos resultados de produção foi constante e com isso, os produtores conseguem investir ainda mais, mantendo-se no campo.

Na piscicultura, os integrados estão alcançando resultados cada vez melhores. É o caso do cooperado Sidnei de Mattia, de Cafelândia, que obteve índices de produção acima da média, recebendo a maior remuneração entre os produtores: R$ 9,95 por metro quadrado.

“São vários fatores que levaram a esse resultado, mas entender as mudanças na atividade e aprender os manejos necessários para manter a atividade em equilíbrio são a base para que possamos ter bons resultados”, salienta Sidnei.

Para chegar a este recorde, vários fatores são fundamentais para obter maior produtividade, como os parâmetros de ganho de peso diário, a conversão alimentar, rendimento de filé e o peso médio do peixe no momento da despesca. Os números alcançados pelo produtor foram: 1,321g de conversão Alimentar, 4,61g de crescimento diário e 37,38% de rendimento de filé.

O gerente de integração de peixe, Nestor Braun, enaltece o trabalho dos cooperados em sempre buscar as boas práticas de produção de tilápias que vão ao encontro dos objetivos da Cooperativa. “Nosso foco é produzir com qualidade, e isso é um compromisso de todos, afinal nós produzimos alimentos para milhares de famílias e temos a responsabilidade de fazer isso com excelência”, afirma.

Por outro lado, para os resultados sejam cada vez melhores, o trabalho precisa ser feito por todos: Cooperativa, equipe técnica e a família cooperada. “Apesar de todas as dificuldades nesta atividade, fomos aprimorando a maneira de produzir, mais e melhor. As orientações da equipe técnica são fundamentais para que isso aconteça e, principalmente, o trabalho em família, o cuidado diário, a dedicação e o amor pelo que fazemos”,

QUALIDADE DA ÁGUA
O produtor destaca sobre os manejos adequados para manter a qualidade da água e um ambiente saudável para criar os peixes, que ele foi aprimorando ao longo dos anos de atividade. “Muitas vezes eu fazia a renovação da água nos tanques para eliminar as toxinas, mas perdia outras características boas e que são importantes, como o ph, amônia e o oxigênio, por exemplo. Aos poucos, mudamos e adequamos esse manejo fazendo com que os nutrientes e organismos bons permanecessem no ambiente”, explica.

Para manter os parâmetros ideias da água para o cultivo de tilápias, Sidnei adotou o método que já é realizado por outros produtores integrados à Copacol: o uso de cal hidratada. Esta prática tem o objetivo de tratar o ambiente onde os peixes serão de criados, equilibrando o pH dos açudes, aumentando a performance da produção e diminuindo a dependência da água dos rios.