Copacol participa do Encontro Nacional das Mulheres Cooperativistas

A Copacol marcou presença em um dos eventos mais importantes do País na valorização feminina no agronegócio: o Encontro Nacional das Mulheres Cooperativistas, realizado virtualmente pelo segundo ano seguido, pelo Grupo Conecta, com apoio da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras).

Entre os grandes exemplos de lideranças femininas, a assessora de cooperativismo, Elizete Lunelli Dal Molin, participou do painel de debates “Como as cooperativas vêm desenvolvendo o empreendedorismo feminino”, compartilhando os projetos da Copacol voltados as mulheres do campo.

Elizete contou um pouco da sua história quando chegou a Copacol e os 30 anos de trabalho na Cooperativa. “Fui a primeira engenheira agrônoma da Cooperativa e permaneci por dez anos na assistência técnica. Depois foi convidada a assumir os projetos de formação dos grupos femininos. Após 20 anos na Assessoria de Cooperativismo, coordeno a organização do quadro social e todos os projetos sociais que a cooperativa desenvolve nos municípios de atuação”, relata.

PIONEIRISMO
A assessora enalteceu a formação dos grupos femininos, que no começo eram apenas dez e hoje são 21. “O projeto dos grupos femininos surgiu a partir da necessidade de integrar a mulher na comunidade, na propriedade, na cooperativa e na família. Então começamos a promover ações focadas no desenvolvimento pessoal e no autoconhecimento, para que as mulheres do campo pudessem perceber o valor que elas têm e assim, poder tomar decisões”, explica.

Elizete falou sobre as oportunidades econômicas e de desenvolvimento pessoal que são ofertadas constantemente pela Cooperativa. “Falar de cooperativismo é falar de propósito. É impactar em nossa vida e nas vidas de tantas outras pessoas, de maneira positiva, gerando oportunidades”, conclui.

TEMAS
Realizado anualmente, o Encontro Nacional das Mulheres Cooperativistas trouxe temas como o cenário político e econômico para o agronegócio brasileiro pós-pandemia, mercado financeiro e commodities, gestão 5.0, alta performance no campo, as contribuições dos jovens ao agro do presente e do futuro, sucessão familiar, empreendedorismo e agricultura digital.